Diário Digital Parceria entre Sebrae e UFMS capacita professores em empreendedorismo e inovação

Parceria entre Sebrae e UFMS capacita professores em empreendedorismo e inovação

Formar profissionais para a nova realidade de mercado. Com esta proposta, o Sebrae/MS capacitou 57 professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. Com isso, os participantes estão aptos para repassar o conteúdo aos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição de ensino. A parceria […] O post Parceria entre Sebrae e UFMS capacita professores em empreendedorismo e inovação apareceu primeiro em Diário Digital.

Formar profissionais para a nova realidade de mercado. Com esta proposta, o Sebrae/MS capacitou 57 professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. Com isso, os participantes estão aptos para repassar o conteúdo aos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição de ensino.

A parceria entre Sebrae e a UFMS contemplou a oferta de duas turmas, a primeira realizada entre os dias 24 a 26 de março e a segunda, de 29 a 31. A capacitação abrangeu professores de todos os campus da universidade no Estado, distribuídos nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Naviraí, Coxim, Chapadão do Sul e Aquidauana.

A disciplina é uma ação do programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Segundo a gestora estadual do programa, Priscila Veloso, a expectativa é que os professores mostrem aos acadêmicos, junto aos conteúdos trabalhados nas aulas remotas, um novo mundo do trabalho, onde a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais.

“Pretendemos com isso firmar nossa parceria e trazer cada vez mais o empreendedorismo como pauta dentro da Universidade, promovendo para os estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho”, disse a gestora.

Formato remoto - A disciplina de empreendedorismo já foi ministrada anteriormente. Porém, com a pandemia de Covid-19 e as adaptações para o ensino remoto, ela foi remodelada para esta realidade, atendendo a um pedido da UFMS. “Esses professores que foram capacitados agora têm condição de levar esses conteúdos adaptados para essa forma de ensino remoto”, explica o professor Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) da UFMS.

A universidade foi a primeira instituição do ensino do Estado a receber o novo formato da metodologia. “A UFMS tem como objetivo levar os conteúdos de empreendedorismo e inovação para todos os cursos da instituição. Por isso a capacitação é uma importante estratégia, porque no futuro, os professores poderão ministrar as disciplinas para os alunos nos cursos de graduação e pós-graduação”, complementa o professor Saulo Moreira.

Professores aprovam capacitação - O professor Renato Porfirio Ishi, da Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS, localizada em Campo Grande, já havia participado de uma capacitação em empreendedorismo oferecida pelo Sebrae e se inscreveu para a nova modelagem ofertada no mês de março. Ele também já ministrou o conteúdo para alunos da instituição e acredita que isso traz um diferencial na formação.

“Conteúdos de empreendedorismo e inovação de certa forma potencializam uma série de habilidades que os estudantes às vezes não estão acostumados, isso não é muito difundido. Durante a graduação, essa vivência da metodologia que o Sebrae traz, permite com que eles se empoderem, se sintam seguros. Para a formação global do estudante que a nossa universidade espera, acredito que é muito válido”, destacou.

A professora do Curso de Direito do Campus de Três Lagoas (CPTL), Larissa Mascaro, participou pela primeira vez da capacitação e afirma que o curso contribuiu com a sua formação, com uma visão mais atualizada do mercado. “Contribuiu muito, trouxe reflexões muito importantes sobre o uso de ferramentas e como aplicá-las dentro de uma nova perspectiva de empreendedorismo e inovação dentro da universidade”, disse.

Instituições de ensino e gestores interessados no programa Educação Empreendedora podem procurar o Sebrae. O projeto é voltado à promoção de uma cultura empreendedora do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

O post Parceria entre Sebrae e UFMS capacita professores em empreendedorismo e inovação apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas