Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parceria vai orientar jovens sobre educação financeira

Instituições vão oferecer capacitação a alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional, realizados no Senac

Diário Digital|

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

O Senac MS e o Instituto Unicred firmaram parceria para proporcionar educação financeira aos jovens atendidos pela instituição em Mato Grosso do Sul. Por meio do programa "Unipoupe", que orienta estudantes de 14 a 20 anos sobre finanças, as instituições vão oferecer a capacitação a alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional, realizados no Senac.

Na manhã desta sexta-feira (29), representantes das instituições celebraram a inclusão da marca do Instituto Unicred na galeria de parceiros do Senac Hub Academy, em Campo Grande. Um espaço chamado Hub Partners, em que o Senac destaca os nomes das entidades parceiras da instituição para fomento da educação profissional.

A gerente de Produtos e Operações Educacionais do Senac MS, Cláudia Dezan, enfatiza a importância da parceria. 

"Conhecemos o programa e achamos muito viável, com total convergência à metodologia do Senac e também com o currículo, que traz os conteúdos de Letramento Matemático e Educação Financeira, oferecidos dentro dos cursos de Aprendizagem Profissional. As aulas em formato on-line do programa Unipoupe serão utilizadas em sala, com oportunidade de interação entre os alunos e o professor do curso. São vídeos com linguagem fácil, acessível, bem focados nesse público adolescente, um ótimo conteúdo para ser trabalhado com os jovens. Uma excelente oportunidade para orientar esses jovens sobre como lidar com suas finanças, gerir gastos e administrar bem seu salário. Um projeto muito importante da Unicred que vem somar à missão do Senac, de educar para o futuro", diz Cláudia.

Publicidade

As aulas terão início nos próximos meses e o programa será aplicado em quatro turmas do Senac MS, duas do Senac Hub Academy, em Campo Grande, uma do Senac Dourados e uma do Senac Ponta Porã, atingindo cerca de 150 alunos nessa fase inicial, mas a ideia é ampliar para todas as unidades do Estado, segundo Cláudia Dezan.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Os cursos de Aprendizagem Profissional são destinados a jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, e o Senac MS qualifica centenas de jovens todos os anos, em parceria com as empresas do segmento de bens, serviços e turismo. A jornada de trabalho compreende tanto as horas destinadas à formação educacional – cumpridas nas unidades educacionais do Senac – como a prática profissional – desenvolvida diretamente na empresa contratante.

Publicidade

Sobre o Unipoupe - Desde 2021, o programa Unipoupe Online tem o propósito de colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças, por meio de videoaulas, em uma plataforma online. O programa já atendeu mais de 1.400 estudantes em todo o país.

São oferecidos conteúdos sobre três dimensões da educação financeira: a primeira de autoconhecimento e objetivos, a segunda sonhos e planejamento e a terceira de execução e acompanhamento, além de algumas atividades, preparando os jovens para a vida pessoal e profissional. Ao fim do curso, o participante recebe um certificado.

Publicidade

Para o presidente do Instituto Unicred, Dr. Paulo Barcellos, o acesso a orientações financeiras nesse período inicial de formação profissional pode ajudar os jovens a lidarem melhor com as finanças, proporcionando um futuro mais promissor e melhor qualidade de vida.

"Nossa proposta é oportunizar aos jovens orientação sobre como lidar com o dinheiro. Com os primeiros salários, vem também a necessidade de começar a se organizar financeiramente e uma vida financeira bem controlada é fundamental para quem deseja começar um patrimônio e realizar os seus objetivos", explica Paulo Barcellos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.