Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa rastreará Covid entre cães e gatos de estimação em Campo Grande

Uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com outras instituições tentará rastrear a infecção por Covid-19 entre animais de estimação em Campo Grande. A ação está a cargo dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina que aguardam apenas a chegada do material de coleta para iniciar os trabalhos de […] O post Pesquisa rastreará Covid entre cães e gatos de estimação em Campo Grande apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com outras instituições tentará rastrear a infecção por Covid-19 entre animais de estimação em Campo Grande. A ação está a cargo dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina que aguardam apenas a chegada do material de coleta para iniciar os trabalhos de campo.

Conforme a professora e coordenadora da pesquisa Juliana Galhardo, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, os voluntários serão recrutados através de e-mail específico, pelo receberão um breve questionário. Se forem aprovados, a equipe vai até o endereço do voluntário colher o material do pet -- sangue e swab nasal para teste de anticorpos e molecular (PCR) – igual ao procedimento feito em humanos.

“A preferência será por tutores de animais que sejam casos de ativos de Covid. Após 7 ou 14 dias da primeira coleta, faremos uma segunda coleta no pet. A ideia é avaliar o antes e o depois. Queremos saber, por exemplo, se houve mudanças no perfil dos anticorpos ou no diagnóstico do vírus”, explica.

Por enquanto, há no País apenas um caso confirmado de Covid entre animais. Uma gata de estimação contraiu a doença dos tutores dela em Cuiabá (MT). A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) também participa da pesquisa que rastreará a doença nos pets.

Publicidade

O trabalho está sob coordenação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e terá a participação de profissionais de Campo Grande, Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Cerca de mil animais deverão ser testados nas capitais envolvidas no projeto pioneiro no País.

Publicidade

O e-mail através do qual os voluntários poderão se candidatar ainda não está pronto para a divulgação. Em Campo Grande, as equipes deverão visitar 100 residências. Vale mencionar que, por enquanto, não há nenhum caso de transmissão da doença de animais para humanos.

O post Pesquisa rastreará Covid entre cães e gatos de estimação em Campo Grande apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.