Diário Digital Pesquisa revela quais são as varejistas mais queridas por consumidores e colaboradores

Pesquisa revela quais são as varejistas mais queridas por consumidores e colaboradores

A varejista mais admirada pelo público é a Lojas Americanas. A empresa, que vende diferentes produtos, como papelaria, brinquedos e até cosméticos, recebeu nota 10. Em segundo lugar ficou O Boticário, principal perfumaria brasileira que tem marcas conhecidas, como Nativa SPA e Malbec. A marca foi seguida por Riachuelo e Renner - duas empresas do […] O post Pesquisa revela quais são as varejistas mais queridas por consumidores e colaboradores apareceu primeiro em Diário Digital.

A varejista mais admirada pelo público é a Lojas Americanas. A empresa, que vende diferentes produtos, como papelaria, brinquedos e até cosméticos, recebeu nota 10.

Em segundo lugar ficou O Boticário, principal perfumaria brasileira que tem marcas conhecidas, como Nativa SPA e Malbec. A marca foi seguida por Riachuelo e Renner - duas empresas do segmento têxtil.

Já na quinta posição está a Arezzo, depois a C&A, Havan, Zara, Eudora (do Grupo Boticário) e Schutz. Por causa do e-commerce forte, as Lojas Americanas se destacaram ainda mais durante a pandemia. No segundo trimestre deste ano, as vendas cresceram mais de 30% - o que representou uma das maiores altas do setor.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital

Empresas mais admiradas pelos colaboradores

Por outro lado, as empresas mais admiradas e desejadas pelos profissionais são um pouco diferente. Em primeiro lugar está a Magazine Luiza que, recentemente, lançou um processo seletivo voltado apenas para pessoas negras, a fim de corrigir injustiças sociais.

Em segundo lugar está O Boticário, seguido pela Leroy Merlin, Assaí, Lojas Cem, Riachuelo, Decathlon, Sonda Supermercados, Atacadão e Lojas Leader. A grande surpresa da pesquisa realizada com colaboradores é a Lojas Cem. Diferentemente de outras redes, que aderiram às vendas digitais, essa empresa possui apenas site institucional, ou seja, não é possível fazer compras por ele.

Porém, ela possui um catálogo on-line, assim como outras marcas, como Casas Bahia, Ponto Frio e Ricardo Eletro. Esse material das Lojas Cem — incluindo comunicados da loja — está disponível no Portal Kimbino, onde é possível acessar as ofertas para fazer as compras presenciais.

Aliás, essa foi uma das grandes polêmicas em que a varejista se envolveu durante a pandemia. Considerada uma das empresas mais sólidas e populares no segmento de eletrodomésticos, ela permaneceu offline, apesar de grande parte dos consumidores estarem na internet. Agora que as cidades estão flexibilizando é que a varejista está voltando a abrir as porta.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do Ibevar ocorre desde 2009 em conjunto com a FIA (Fundação Instituto de Administração).

Grande parte dos dados são coletados nas redes sociais e sites de notícias, pela análise de comentário e engajamento, o que inclui curtidas, avaliações, etc.

O estudo é interesse para entender o comportamento do público, mas, principalmente, a opinião dos profissionais - que, muitas vezes, não é considerada. Para quem deseja trabalhar em uma rede varejista, por exemplo, de nada adianta escolher uma marca famosa. É preciso, ainda, conhecer a forma como ela trata os colaboradores, o plano de carreira e outras informações desse tipo.

Enquanto o público tem portais como o ReclameAqui para expressar o que acham dos serviço, os profissionais podem opinar no Glassdoor - uma plataforma voltada para feedbacks anônimos sobre o ambiente de trabalho.

Como visto na pesquisa do Ibevar, o público e os profissionais divergem sobre a preferência das empresas varejistas. Ou seja, não é porque uma marca é querida pelo público que, necessariamente, ela oferece as melhores condições de trabalho e vice-versa.

Ao mesmo tempo em que os consumidores preferem as Lojas Americanas, os profissionais gostam mais da Magazine Luiza. Além disso, mesmo com as portas fechadas durante a pandemia e sem site, a Lojas Cem é uma das favoritas dos funcionários.

O post Pesquisa revela quais são as varejistas mais queridas por consumidores e colaboradores apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas