Diário Digital Pesquisadores de MS estudam fatores para fortalecimento e proteção do coração

Pesquisadores de MS estudam fatores para fortalecimento e proteção do coração

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pela fisioterapeuta e pesquisadora Paula Felipe Martinez, está desenvolvendo uma pesquisa para estabelecer as conexões entre o jejum intermitente, a prática de atividades físicas de alta intensidade e o fortalecimento e proteção do músculo do coração. De acordo com a pesquisadora, […] O post Pesquisadores de MS estudam fatores para fortalecimento e proteção do coração apareceu primeiro em Diário Digital.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pela fisioterapeuta e pesquisadora Paula Felipe Martinez, está desenvolvendo uma pesquisa para estabelecer as conexões entre o jejum intermitente, a prática de atividades físicas de alta intensidade e o fortalecimento e proteção do músculo do coração.

De acordo com a pesquisadora, tanto o jejum quanto o exercício físico são intervenções de baixo custo e fácil aplicabilidade com potencial efeito protetor para o coração; no entanto, a dose, a intensidade e a forma de aplicação mais adequadas ainda não estão completamente definidas.

“Sedentarismo e maus hábitos alimentares são características marcantes da sociedade moderna, sendo um grande desafio para a saúde pública pois contribuem para o desenvolvimento e aumento de doenças crônicas. Neste contexto destacam-se as doenças cardiovasculares que são as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo”, afirma a pesquisadora.

“Realizaremos uma pesquisa experimental para avaliar o impacto destas intervenções em nível celular e molecular por meio de roedores que serão expostos a atividades físicas de alta intensidade e jejum intermitente. Esperamos que o resultado desta pesquisa contribua com informações que garantam a segurança e a eficácia desta prática em longo prazo para a saúde da população”, finaliza Paula.

Este projeto de pesquisa será desenvolvido com o apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) por meio de recursos do Edital PPSUS 2020.

O post Pesquisadores de MS estudam fatores para fortalecimento e proteção do coração apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas