Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF cumpre mandados contra fraude de estrangeiros a programas assistenciais

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (07) operação contra esquema de corrupção cometidos por estrangeiros para recebimento de programas assistenciais pagos pela União.  As ações ocorrem em Corumbá e Campo Grande. Nas duas cidades são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.  Denominada ‘Raízes’, a investigação apura irregularidades em documentos para obtenção de autorização […] O post PF cumpre mandados contra fraude de estrangeiros a programas assistenciais apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (07) operação contra esquema de corrupção cometidos por estrangeiros para recebimento de programas assistenciais pagos pela União. 

As ações ocorrem em Corumbá e Campo Grande. Nas duas cidades são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. 

Denominada ‘Raízes’, a investigação apura irregularidades em documentos para obtenção de autorização de residência no Brasil a moradores da Bolívia. Entre os programas nacionais usados pelos estrangeiros, estão auxílio-emergencial, Bolsa Família e acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a PF, desde o início de 2019 o Núcleo de Imigração em Corumbá constatou que vários bolivianos, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas.

Publicidade

Até o momento, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra o governo federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Publicidade

Raízes 

O nome da ação, ‘Raízes’, ocorre em razão dos estrangeiros investigados terem obtido, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.

Publicidade

A operação conta com aproximadamente 60 policiais federais e os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá.

O post PF cumpre mandados contra fraude de estrangeiros a programas assistenciais apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.