Diário Digital Plano Estadual de Educação prevê ampliar oferta de ações para internos e egressos de MS

Plano Estadual de Educação prevê ampliar oferta de ações para internos e egressos de MS

A educação é um dos pilares da formação do indivíduo e dentro do sistema prisional se torna uma ferramenta eficaz na transformação de hábitos. Com esse foco, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participou da elaboração do Plano Estadual de Educação para as Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional […] O post Plano Estadual de Educação prevê ampliar oferta de ações para internos e egressos de MS apareceu primeiro em Diário Digital.

A educação é um dos pilares da formação do indivíduo e dentro do sistema prisional se torna uma ferramenta eficaz na transformação de hábitos. Com esse foco, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participou da elaboração do Plano Estadual de Educação para as Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional de Mato Grosso do Sul.

A assinatura do plano foi realizada, na manhã desta quarta-feira (16.6), e tem como principal objetivo a ampliação da oferta de ações educacionais em todos os regimes envolvendo qualificação profissional, incentivo à leitura, esporte, lazer e cultura, nas modalidades presenciais e/ou à distância.

Mesmo em tempos de pandemia, a educação regular e informal já ofertou, em 2020, 4.069 matrículas e 378 resenhas produzidas, tudo como parte das ações de assistência educacional disponibilizadas dentro do sistema penitenciário.

Presente no encontro, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu a atuação integrada das instituições envolvidas nesse processo. “A nossa principal missão é oportunizar aos apenados a chance de trilharem um novo caminho, e a educação, assim como o trabalho, são essenciais nesse processo de reinserção social”, informou.

Desenvolvido pela Agepen, o Plano envolveu a parceria da Secretaria Estadual de Educação (SED), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Penitenciária Federal de Campo Grande.

Para o titular da Sejusp, secretário Antonio Carlos Videira, essa é uma oportunidade ímpar, uma vez que demonstra a existência de uma vida melhor, ainda que estejam dentro do cárcere. “O pensamento é livre, então ampliar as possibilidades de acesso à informação com material didático e leitura contribui na mudança de comportamentos e visão de mundo, diminuindo a reincidência no crime”, destacou.

O post Plano Estadual de Educação prevê ampliar oferta de ações para internos e egressos de MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas