Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PMA orienta a população sobre período reprodutivo de aves

A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande foi acionada hoje (13) às 9h30 por um homem de 47 anos, informando de que haveria uma ave da espécie arara-canindé (Ara ararauna), que estaria em uma árvore aparentemente ferida no pátio de um supermercado na Vila Progresso. A equipe da Polícia Militar Ambiental foi ao local e […] O post PMA orienta a população sobre período reprodutivo de aves apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande foi acionada hoje (13) às 9h30 por um homem de 47 anos, informando de que haveria uma ave da espécie arara-canindé (Ara ararauna), que estaria em uma árvore aparentemente ferida no pátio de um supermercado na Vila Progresso.

A equipe da Polícia Militar Ambiental foi ao local e verificou que se tratava de um filhote em fase de aprendizado de voo e muito bem de saúde. A equipe orientou somente que as pessoas não se aproximassem, pois os pais do filhote viriam alimentá-lo.

Orientação sobre esses casos envolvendo filhotes neste período reprodutivo

Esse é o período reprodutivo da maioria das espécies de aves, especialmente, dos psitacídeos (araras, periquitos, papagaios, maritacas, maracanãs, etc.) e, dessa forma, em um determinado momento os filhotes não ficam mais nos ninhos, até porque precisam aprender a voar, porém, os pais continuam alimentando-os e os protegendo. Dependendo da espécie, às vezes, os pais ficam mais de um dia sem vir até o filhote enquanto buscam alimento.

Publicidade

Por essa razão, a PMA orienta que não é caso de captura, pois não se pode retirar o animal do seu habitat, a não ser que esteja ferido. Devem-se deixar os filhotes onde estão e evitar aproximação, mesmo que haja algum risco relativo a serem predados por animais domésticos, embora não seja tão fácil, pois os filhotes quando saem dos ninhos já conseguem desenvolver voos curtos. No ambiente natural, existem muitos mais predadores do que nos perímetros urbanos.

Se houver dúvidas, deve-se ligar para a PMA no (67) 3357-1500 e solicitar informações.

O post PMA orienta a população sobre período reprodutivo de aves apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.