Diário Digital PMA percorre fazendas para orientar contra incêndios

PMA percorre fazendas para orientar contra incêndios

A Polícia Militar Ambiental trabalha na operação “Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul, com foco especial na região do Pantanal, tão prejudicada pelos incêndios nos últimos anos. Todas as 26 Subunidades do Batalhão, que conta com 325 Policiais estão atuando na operação, que tem foco principal na informação e na educação. Nesta […] O post PMA percorre fazendas para orientar contra incêndios apareceu primeiro em Diário Digital.

A Polícia Militar Ambiental trabalha na operação “Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul, com foco especial na região do Pantanal, tão prejudicada pelos incêndios nos últimos anos. Todas as 26 Subunidades do Batalhão, que conta com 325 Policiais estão atuando na operação, que tem foco principal na informação e na educação.

Nesta fase informativa, 61 propriedades rurais foram visitadas e funcionários e proprietários receberam informações verbais, bem como por meio de “folders”. A operação Prolepse -- nome que significa antecipação, antevisão, prenoção-- indica o que a operação pretende, conscientizar pequenos e grandes proprietários rurais.

Neste primeiro mês da operação, apesar de ser mais de orientação, foram 22 pessoas autuadas e aplicadas R$ 47.670,00. Somente quatro incêndios foram em áreas rurais em pastagens e 18 foram em áreas urbanas.

Por outro lado, segundo a PMA, assim que a população tomou conhecimento da operação, passou a denunciar sistematicamente as pessoas que insistem em desrespeitar as normas, especialmente nos perímetros urbanos, pois sabem, que apesar de o foco seja a prevenção aos incêndios na área rural pantaneira, os incêndios urbanos também serão combatidos e prevenidos como uma das metas da operação.

Porém, a tendência é neste primeiro momento haver um número maior de autuados, especialmente nos perímetros urbanos, em razão da maior quantidade de denúncias, com tendência de queda ao longo dos anos, pois o planejamento da operação é que aconteça, até que sejam controlados os problemas do incêndios, primeiramente devido a parte repressiva, ainda necessária, mas depois pelo efeito das informações e dos trabalhos de Educação Ambiental realizados nas escolas rurais e também nas propriedades e assentamentos.

O post PMA percorre fazendas para orientar contra incêndios apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas