Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Corumbá retoma recuperação de escadinha histórica

A Prefeitura de Corumbá retomou o trabalho de restauração da Escadinha da rua XV de Novembro. Após superar uma série de entraves burocráticos, técnicos e jurídicos, a empresa vencedora do certame realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos deu início ao projeto executivo para contenção das encostas do local. O prazo para conclusão […] O post Prefeitura de Corumbá retoma recuperação de escadinha histórica apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Prefeitura de Corumbá retomou o trabalho de restauração da Escadinha da rua XV de Novembro. Após superar uma série de entraves burocráticos, técnicos e jurídicos, a empresa vencedora do certame realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos deu início ao projeto executivo para contenção das encostas do local.

O prazo para conclusão dessa fase é de 60 dias. Só depois é que será feita uma nova licitação para execução do serviço. Hoje o principal problema do local são as encostas, que não dão garantia de que não haverá deslizamentos nem transtornos relacionados à instabilidade do terreno em torno.

Ao longo desta semana, a Secretaria de Infraestrutura fez a limpeza completa da área e também a manutenção dos tapumes. O Município reitera que o acesso ao local é perigoso por causa da encosta e por isso ele está fechado ao público.

Construída em 1923, a Escadinha da XV tem 126 degraus e está situada no cruzamento da Avenida General Rondon com a rua XV de Novembro, sendo um dos acessos da parte alta da cidade ao Porto Geral.

Publicidade

É um local privilegiado para contemplar uma vista inesquecível do Rio Paraguai e do Pantanal e um sítio de valor arquitetônico e cultural, tombado pelo IPHAN, onde se destaca a exposição de calcretes da Formação Xaraiés.

A obra de recuperação da encosta foi iniciada em 2018. No decorrer do processo, após início da perfuração da encosta para realização da ancoragem, foi verificado um desagregamento da estrutura, causando instabilidade.

Publicidade

Uma vez verificada que a proposta de intervenção iniciada pelo Município aumentou a instabilidade da encosta, os serviços foram paralisados para nova avaliação. Considerando que a Prefeitura não possuiu equipamentos de sondagem e nem especialistas na área, foi necessária a contratação de um projeto de contenção.

Para atender essa demanda, a Prefeitura iniciou um processo licitatório (número 1951/2020) vencido pela empresa WR Engenharia, que tem até 60 dias para entregar o processo.

O post Prefeitura de Corumbá retoma recuperação de escadinha histórica apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.