Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura usa tecnologia para monitorar casos de Covid-19

A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está utilizando um sistema próprio para agilizar e aumentar o controle do monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no município de Campo Grande. O 'Monitora Covid-19' mapeia e estabiliza as rotinas de monitoramento dos […] O post Prefeitura usa tecnologia para monitorar casos de Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está utilizando um sistema próprio para agilizar e aumentar o controle do monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no município de Campo Grande.

O 'Monitora Covid-19' mapeia e estabiliza as rotinas de monitoramento dos casos de Covid-19 notificados em Campo Grande, identifica as necessidades de conexão com os sistemas de notificações nacionais e estaduais, obedecendo aos regramentos determinados por órgãos estaduais e federais com o uso de ferramentas computacionais de última geração.

O primeiro passo para a utilização do sistema “Monitora Covid-19” é a obtenção dos pacientes notificados com Coronavírus no município, por meio de integração com a base nacional de infectados, o Sistema e-SUS VE.

Após a importação dos dados dos pacientes, o Sistema proporciona aos Distritos de Saúde de Campo Grande a classificação e encaminhamento dos casos a suas respectivas unidades de atendimento para que ocorra atualização cadastral, identificação das pessoas da família que tiveram contato com o caso confirmado e o início do monitoramento dos pacientes e de seus contactantes.

Publicidade

O Sistema possibilita às Unidades de Atendimento o monitoramento diário dos pacientes e seus contactantes, através do gerenciamento dos casos conforme as informações obtidas por meio de contatos telefônicos. O Sistema sinaliza os monitoramentos que devem acontecer no dia, monitoramentos pendentes de execução, monitoramentos que devem acontecer na residência do paciente, pacientes com necessidade de atendimento emergencial, além de disponibilizar lista de monitoramentos finalizados e lista de monitoramentos perdidos por desistência do paciente ou por não ser encontrado.

O “Monitora Covid-19” permite também a classificação de risco da situação atual diária de cada paciente, oferecendo listas e alertas para que casos graves identificados sejam rapidamente atendidos pelas equipes de urgências da SESAU. Outra característica importante do sistema é a integração bilateral com os sistemas de informação estaduais, o que permite maior gestão e atuação alinhada entre as equipes do município e do estado.

Publicidade

Além disso, a Agência de Tecnologia do Município informa que o sistema foi desenvolvido para ser utilizado no futuro no monitoramento de outras endemias, como a dengue, malária ou influenza. As Prefeituras que tiverem interesse em utilizar a ferramenta poderão entrar em contato pelo “fale conosco” da AGETEC, no link: www.campogrande.ms.gov.br/agetec/fale-conosco.

O post Prefeitura usa tecnologia para monitorar casos de Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.