Diário Digital Projeto do IFMS incentiva o voluntariado entre os estudantes

Projeto do IFMS incentiva o voluntariado entre os estudantes

Em andamento no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desde 2018, o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE) busca promover o desenvolvimento dos valores de cidadania, agência e inclusão entre os alunos dos cursos técnicos integrados. O projeto de iniciação científica multidisciplinar visa, por meio de práticas de pesquisa, fomentar […] O post Projeto do IFMS incentiva o voluntariado entre os estudantes apareceu primeiro em Diário Digital.

Em andamento no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desde 2018, o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE) busca promover o desenvolvimento dos valores de cidadania, agência e inclusão entre os alunos dos cursos técnicos integrados.

O projeto de iniciação científica multidisciplinar visa, por meio de práticas de pesquisa, fomentar o compromisso social do fazer científico. Atualmente participam da iniciativa servidores e estudantes (bolsistas e voluntário) da unidade. 

Entre os assuntos abordados – que constituem os três eixos de pesquisa do projeto – estão a necessidade da preservação ambiental e sustentabilidade; o papel da arte, cultura e dos esportes na construção do espaço público; e a importância da luta pelos direitos humanos e dos movimentos pela inclusão. 

O desenvolvimento das atividades levou em consideração a aplicação de um questionário online, feita neste ano, com o intuito de levantar as temáticas de maior interesse da comunidade interna do campus, de modo a fomentar ações de cidadania participativa. 

“A partir do resultado do questionário foram planejados momentos de reflexão crítico-social – como atividades de engajamento, leituras, debates e rodas de conversas, entre outras – abrangendo temáticas que reflitam as necessidades e anseios da comunidade”, explica a coordenadora do NuVe e professora de Português/Inglês, Letícia Cavalcante.

Os temas mais comuns nos questionários foram proteção dos animais, terapia ocupacional com jardinagem e horta, enfrentamento à violência contra a mulher, saúde mental, apresentações teatrais e a organização de um clube do livro. 

Também integram a equipe do projeto as docentes Beatriz Alencar e Clarissa de Sá, além da auxiliar da Direção de Ensino do campus, Giane Moura. 

O post Projeto do IFMS incentiva o voluntariado entre os estudantes apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas