Diário Digital Projeto já atendeu mais 800 alunos do ensino médio em diferentes cidades do MS

Projeto já atendeu mais 800 alunos do ensino médio em diferentes cidades do MS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve, desde o mês de outubro de 2021, o projeto 'Jornada das Profissões da UEMS', um projeto de extensão composto por oficinas direcionadas junto a estudantes de diversas escolas da rede estadual de ensino. O projeto é coordenado pela profa. Dra. Adriana Rochas de Carvalho Fruguli […] O post Projeto já atendeu mais 800 alunos do ensino médio em diferentes cidades do MS apareceu primeiro em Diário Digital.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve, desde o mês de outubro de 2021, o projeto 'Jornada das Profissões da UEMS', um projeto de extensão composto por oficinas direcionadas junto a estudantes de diversas escolas da rede estadual de ensino.

O projeto é coordenado pela profa. Dra. Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira e conta com a apoio de diversos docentes e acadêmicos da UEMS, de diversas Unidades Universitárias. Em recente balanço de ações, a coordenação do Feira das Profissões da UEMS informou que já foram atendidos 822 alunos e alunas do ensino médio de seis escolas, em diferentes municípios do Estado. 

As escolas estaduais que receberam as ações do projeto: E.E. Presidente Vargas (Dourados), E.E. Presidente Médici (Naviraí), E.E. José Garcia Leal e E.E. Manuel Gracia Leal (Paranaíba), e E.E. mendes Gonçalves e E.E. Joaquim Murtinho (ambas de Ponta Porã). A coordenadora destaca que a aceitação e parceria das direções das referidas escolas foram um fator muito positivo e que favoreceu o transcorrer das atividades.

"Destaco a recepção da direção e coordenação das escolas envolvidas em relação às ações do projeto junto aos alunos do 3º do ensino médio. No contato com os gestores das unidades escolares ficou evidenciada a importância das oficinas num momento decisivo das escolhas futuras destes estudantes após a conclusão dos estudos escolares", informou Adriana Rochas. 

É importante citar que este é um projeto piloto e que "o objetivo é estender o Jornada das Profissões a todos os municípios onde haja uma unidade física da UEMS", de acordo com a docente da Universidade. As ações são desenvolvidas em 3 momentos, com uma breve apresentação do projeto, seguido pela apresentação de um vídeo, contendo uma animação informacional com o personagem fictício Pedro na escolha de uma profissão, como acadêmico da UEMS, num trilhar do conhecimento. "Logo após, são desenvolvidas atividades de interação junto aos estudantes nos quais são confeccionados, por eles próprios, um conteúdo de como eles se enxergam na escolha de cursos ofertados pela UEMS", explicou Adriana Rochas.

O post Projeto já atendeu mais 800 alunos do ensino médio em diferentes cidades do MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas