Diário Digital Proteção da vacina vai trazer de volta o contato com a família

Proteção da vacina vai trazer de volta o contato com a família

A chegada da vacina contra a Covid-19 traz esperança de dias melhores, especialmente para os idosos. No caso daqueles que vivem em casas de longa permanência e asilos, o sentimento é ainda mais forte. É que eles estão desde o início da pandemia sem contato presencial com seus familiares. Protegidos, eles poderão finalmente abraçar seus […] O post Proteção da vacina vai trazer de volta o contato com a família apareceu primeiro em Diário Digital.

A chegada da vacina contra a Covid-19 traz esperança de dias melhores, especialmente para os idosos. No caso daqueles que vivem em casas de longa permanência e asilos, o sentimento é ainda mais forte. É que eles estão desde o início da pandemia sem contato presencial com seus familiares. Protegidos, eles poderão finalmente abraçar seus filhos, netos e matar a saudade.

A imunização nesses locais acontece com equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (21) foi dia de vacinação na Pousada Vó Lóla, no bairro Chácara Cachoeira. Há 11 meses a entidade adotou medidas de biossegurança contra o coronavírus e neste período os 13 idosos que vivem no local não tiveram contato com familiares.

Sem pode ver os filhos há quase um ano, José Ernesto Barbosa, de 80 anos, foi o primeiro a ser imunizado. Sempre sorrindo e comunicativo, ela confessa que espera por dias melhores. José tem três filhos sendo que dois moram na Austrália e um nos Estados Unidos. Desde 2018 ele mora na pousada da Vó Lóla e desde o início da pandemia o contato com os filhos apenas por telefone.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
José não vê a hora de poder encontrar os filhos (Foto: Luciano Muta)

José é muito comunicativo, mas sofre com alguns lapsos de memória e esquece datas, por exemplo. Questionado sobre o que mais gostava de fazer antes da pandemia a resposta foi rápida: sair para dançar. Os idosos eram levados toda sexta-feira para o tradicional bailinho no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”. Além de ser um "pé de valsa", ele gosta também de colecionar pedras e jogar dominó.

A proprietária da pousada, Dulce de Andrade, ressalta que todos ali estão há 11 meses sem ver os familiares e os contatos são apenas por rede social. “Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, 8 idosos acabaram sendo infectados pelo vírus e um infelizmente veio a óbito”, lamenta.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Proprietária da Pousada explica que no local medidas de biossegurança são rígidas
(Foto: Luciano Muta)

“Com a vacina chegando, há esperança de dias melhores. Todos estão exaustos de não poderem sair. Eles tinham uma rotina de sair para festa voltada para o público deles, havia passeio no teatro. A saúde mental deles acabou sendo muito afetada”, explica.

O processo de imunização segue todos os critérios estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Além dos idosos, foram vacinados os 20 funcionários do local para garantir a segurança aos moradores da casa de longa permanência.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Idosos da Pousada são imunizados (Foto: Luciano Muta)

O post Proteção da vacina vai trazer de volta o contato com a família apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas