A chegada da vacina contra a Covid-19 traz esperança de dias melhores, especialmente para os idosos. No caso daqueles que vivem em casas de longa permanência e asilos, o sentimento é ainda mais forte. É que eles estão desde o início da pandemia sem contato presencial com seus familiares. Protegidos, eles poderão finalmente abraçar seus filhos, netos e matar a saudade.
A imunização nesses locais acontece com equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (21) foi dia de vacinação na Pousada Vó Lóla, no bairro Chácara Cachoeira. Há 11 meses a entidade adotou medidas de biossegurança contra o coronavírus e neste período os 13 idosos que vivem no local não tiveram contato com familiares.
Sem pode ver os filhos há quase um ano, José Ernesto Barbosa, de 80 anos, foi o primeiro a ser imunizado. Sempre sorrindo e comunicativo, ela confessa que espera por dias melhores. José tem três filhos sendo que dois moram na Austrália e um nos Estados Unidos. Desde 2018 ele mora na pousada da Vó Lóla e desde o início da pandemia o contato com os filhos apenas por telefone.
Diário Digital
Diário DigitalJosé é muito comunicativo, mas sofre com alguns lapsos de memória e esquece datas, por exemplo. Questionado sobre o que mais gostava de fazer antes da pandemia a resposta foi rápida: sair para dançar. Os idosos eram levados toda sexta-feira para o tradicional bailinho no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”. Além de ser um "pé de valsa", ele gosta também de colecionar pedras e jogar dominó.
A proprietária da pousada, Dulce de Andrade, ressalta que todos ali estão há 11 meses sem ver os familiares e os contatos são apenas por rede social. “Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, 8 idosos acabaram sendo infectados pelo vírus e um infelizmente veio a óbito”, lamenta.
Diário Digital
Diário Digital(Foto: Luciano Muta)
“Com a vacina chegando, há esperança de dias melhores. Todos estão exaustos de não poderem sair. Eles tinham uma rotina de sair para festa voltada para o público deles, havia passeio no teatro. A saúde mental deles acabou sendo muito afetada”, explica.
O processo de imunização segue todos os critérios estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Além dos idosos, foram vacinados os 20 funcionários do local para garantir a segurança aos moradores da casa de longa permanência.
Diário Digital
Diário DigitalDiário Digital
Diário DigitalDiário Digital
Diário DigitalO post Proteção da vacina vai trazer de volta o contato com a família apareceu primeiro em Diário Digital.