Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba diferenciar os sintomas da dengue dos da Covid-19

No rastro da temporada de chuvas que vem causando estragos pelo Brasil, o acúmulo de água parada contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por disseminar o vírus causador da dengue. Os casos da doença dispararam pelo país e só em Mato Grosso do Sul, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado […] O post Saiba diferenciar os sintomas da dengue dos da Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

No rastro da temporada de chuvas que vem causando estragos pelo Brasil, o acúmulo de água parada contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por disseminar o vírus causador da dengue. Os casos da doença dispararam pelo país e só em Mato Grosso do Sul, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 742 casos são prováveis.

Neste cenário, vale ficar atento aos sintomas da dengue que, de início, podem se confundir com os da Covid-19, que também causa febre e mal-estar. A infectologista Ingrid Cotta, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta que, apesar da febre, as doenças são diferentes.

“Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nos músculos, nas articulações, mal-estar, cansaço, manchas vermelhas na pele e, eventualmente, sangramentos, podendo também haver náuseas e vômitos. Já os sintomas da Covid são mais no trato respiratório superior e inferior, associados ao cansaço, nariz escorrendo e tosse com expectoração que pode ser de cor clara, amarelada ou esverdeada”, destaca.

Quando devo procurar atendimento médico?

Publicidade

Nos casos em que a febre, associada a pelo menos outros dois sintomas da dengue, persistir por mais de sete dias, um médico deve ser consultado. Além disso, a infectologista destaca que há os sinais de alarme que indicam um agravamento do quadro e a necessidade imediata de atendimento para evitar o risco de óbito pela doença.

Os sintomas são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, inchaço no abdômen por acúmulo de líquido, desmaio causado por queda de pressão, sangramento em mucosa, como na boca ou na região anal, por exemplo.

Publicidade

Como posso me cuidar em casa?

Se os sintomas forem leves e, após a consulta médica, não houver a necessidade de internação ou acompanhamento, a recomendação é de repouso e atenção redobrada com a hidratação.

Publicidade

Quais medicamentos não devo tomar?

Em casos de suspeita de dengue ou mesmo quando já há o diagnóstico, os medicamentos da classe dos salicilatos devem ser evitados, principalmente o ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo mais vulnerável às complicações causadas pela dengue é composto por mulheres grávidas, crianças e idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas – como asma brônquica, diabetes mellitus, anemia falciforme e hipertensão – ou que já passaram por infecções prévias causadas por outros sorotipos da dengue.

Confira a reportagem completa no Portal R7.

O post Saiba diferenciar os sintomas da dengue dos da Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.