Diário Digital SAMU inaugura 15ª base e agiliza atendimento a regiões da Capital

SAMU inaugura 15ª base e agiliza atendimento a regiões da Capital

Na manhã desta sexta-feira, 18 de Fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande inaugurou a 15º base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está localizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A Unidade de Suporte Avançado USA 04 conta com equipe de médico, enfermeiro e socorrista. A base deve atender o entorno […] O post SAMU inaugura 15ª base e agiliza atendimento a regiões da Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Na manhã desta sexta-feira, 18 de Fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande inaugurou a 15º base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está localizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

A Unidade de Suporte Avançado USA 04 conta com equipe de médico, enfermeiro e socorrista. A base deve atender o entorno do aeroporto e as regiões do Imbirussú, Lagoa e Segredo.

Com a abertura da nova unidade, será possível um melhor tempo resposta para o atendimento de mais de 50 mil pessoas de diversas regiões.

O projeto se realizou por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Ponto estratégico - o coordenador do SAMU, Ricardo Rapassi, revelou que a nova base está situada em um ponto considerado estratégico, que facilita o deslocamento e confere mais rapidez no atendimento às ocorrências.

“Até então, a viatura tinha que se deslocar da base central para atender as ocorrências em bairros como Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, entre outros que ficam no entorno, o que levaria entre 15 a 20 minutos dependendo do horário do dia. Estando mais próximos, consequentemente o tempo de deslocamento é menor e a possibilidade de sucesso no socorro a uma vítima de acidente de trânsito ou a uma emergência clínica é muito maior”, afirma Rapassi.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a inauguração da base representa uma conquista para toda a população e também para o serviço que teve diversos avanços nos últimos anos.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Wilson Brandt Filho, enalteceu a parceria com o Município, que também irá contribuir para dar um suporte aos milhares de passageiros que chegam a Campo Grande diariamente.

“Com a instalação dessa base Campo Grande sai na frente e pode e já pode ser considerada referência. É um serviço que será de extrema importância para todos”, comenta o superintendente.

O convênio com a Infraero facilitou a implantação da base descentralizada. A base conta com repouso para equipe, copa, banheiros, almoxarifado, local apropriado para higienização de material e da ambulância.

SAMU da Capital - o SAMU 192 tem como finalidade o atendimento pré-hospitalar do paciente, visando a chegada precoce do socorro à vítima, estabilizando o quadro de saúde e, quando necessário, transportando para um serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

O SAMU Regional Campo Grande, inaugurado no ano de 2005 e Regionalizado em 2012, conta atualmente com 12 municípios vinculados à sua Central de Regulação Médica de Urgências.

O serviço funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações médicas e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192.

São 24 viaturas atuantes nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Corumbá/Ladário, Aquidauana/Anastácio, Coxim, São Gabriel do Oeste, Camapuã e Rio Verde de Mato Grosso. Só na Capital, são 14 ambulâncias e 2 motolâncias para o atendimento à população.

Durante todo 2021, a central de regulação de urgência/ SAMU -192 recebeu 280.691 mil ligações telefônicas, resultando em 39.194 atendimentos realizados pelas unidades móveis do SAMU. A média de atendimento neste ano foi de 107 pessoas por dia, socorridas por este serviço.

(Com informações da Prefeitura de Campo Grande)

O post SAMU inaugura 15ª base e agiliza atendimento a regiões da Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas