Diário Digital Serviço de SMS da Defesa Civil integra campanha contra incêndios

Serviço de SMS da Defesa Civil integra campanha contra incêndios

O serviço de SMS da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que envia alertas de desastres naturais para a população de Mato Grosso do Sul passou a integrar a campanha contra incêndios em Mato Grosso do Sul #pantanal100cinzas do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A proposta da campanha do Comitê do Fogo […] O post Serviço de SMS da Defesa Civil integra campanha contra incêndios apareceu primeiro em Diário Digital.

O serviço de SMS da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que envia alertas de desastres naturais para a população de Mato Grosso do Sul passou a integrar a campanha contra incêndios em Mato Grosso do Sul #pantanal100cinzas do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

A proposta da campanha do Comitê do Fogo é divulgar a marca #pantanal100cinzas, criando uma identidade que aumente a conscientização de turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana.

Uma das principais características do inverno é o tempo seco que além de ser prejudicial a saúde também favorece as queimadas e incêndios florestais. Nesta última semana os níveis de umidade chegaram a 11% em municípios como Corumbá e Coxim. Em Campo Grande o menor índice foi de 14%, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

"Nós estamos num período de elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, então isso aumenta o risco de incêndios florestais. E uma das formas que a Defesa Civil envia orientações preventivas para a população é através do SM. Essa semana nós fizemos pelo menos três disparos orientando sobre os cuidados relacionados a baixa umidade do ar, pra se hidratar, para evitar atividades físicas, se tiver umidificador em casa utilizar, pois é importante cuidar da saúde", destaca o coordenador da Cedec/MS, Coronel Fábio Catarineli.  

O serviço oferecido gratuitamente ao cidadão tem sido uma ferramenta importante nos últimos dias, pois os alertas também vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

O post Serviço de SMS da Defesa Civil integra campanha contra incêndios apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas