Diário Digital Setor produtivo de MS recebe comissão da Bolívia

Setor produtivo de MS recebe comissão da Bolívia

Nesta quinta-feira (15), representantes do setor produtivo do estado recepcionaram uma comitiva vinda da Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O encontro, ocorrido na sede do Sebrae em Campo Grande, visou estreitar as relações para futuras parcerias comerciais entre os países. Representando a comitiva, o embaixador da Bolívia no Brasil, Wilfredo […] O post Setor produtivo de MS recebe comissão da Bolívia apareceu primeiro em Diário Digital.

Nesta quinta-feira (15), representantes do setor produtivo do estado recepcionaram uma comitiva vinda da Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O encontro, ocorrido na sede do Sebrae em Campo Grande, visou estreitar as relações para futuras parcerias comerciais entre os países.

Representando a comitiva, o embaixador da Bolívia no Brasil, Wilfredo Rojo Parada, apresentou temas de interesse para possíveis parcerias, como logística de transportes, agronegócio, exportações, entre outros. "São temas de complementação econômica, é um mundo de oportunidades que podemos ter desenvolvendo parcerias. Esperamos um círculo virtuoso quando tivermos um melhor comércio entre essas regiões”.

Representando o Governo do Estado, o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, recebeu a comitiva boliviana, apresentou dados de Mato Grosso do Sul e o setor produtivo, à disposição para ampliar a relação comercial entre os dois países. "Eles estão em uma visita institucional ao nosso Estado e propondo a ampliação do comércio entre os dois países, principalmente no agronegócio. E sabemos que temos muitas possibilidades de avançar nessa relação", destacou.

Durante a reunião, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, apresentou o trabalho realizado pela instituição para fomentar as parcerias comerciais com os países vizinhos. Entre eles, está o projeto MS Sem Fronteiras, que beneficiou mais de 2.500 empresas no Brasil, Bolívia e Paraguai, a partir de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Somos uma instituição de apoio e já trabalhamos algum tempo atrás o ‘MS Sem Fronteiras’, criando estruturas de apoio para o desenvolvimento sustentável das empresas dos países vizinhos. O Sebrae se coloca à disposição pelo nosso conselho e nosso trabalho, e podemos pensar em novas parcerias para robustecer nosso comércio", disse.

A vice-presidente do Sistema Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, defendeu o estreitamento das relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e Bolívia e se colocou à disposição para melhorar o ambiente de negócios entre os dois países.

“Segundo levantamento da unidade de economia da Fiems, de tudo o que exportamos para a Bolívia, 13% são grãos e com certeza esses números podem melhorar. Por isso, estamos de portas abertas para novas reuniões para alinharmos as demandas de empresários do setor industrial do Brasil e da Bolívia e construirmos uma agenda conjunta”, finalizou.

O post Setor produtivo de MS recebe comissão da Bolívia apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas