Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeito é detido em operação de combate a cibercrime

A Operação Effusis contou com apoio de policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e da Delegacia Virtual (DEVIR) da Polícia Civil de Mato grosso do Sul que junto com equipes de São Paulo cumpriu mandado de busca e apreensão em Campo Grande. A ação voltada ao combate a crimes […] O post Suspeito é detido em operação de combate a cibercrime apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Operação Effusis contou com apoio de policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e da Delegacia Virtual (DEVIR) da Polícia Civil de Mato grosso do Sul que junto com equipes de São Paulo cumpriu mandado de busca e apreensão em Campo Grande. A ação voltada ao combate a crimes cibernéticos se deu após documentos e fatos sigilosos relacionados à uma complexa investigação de tráfico de drogas da Delegacia de Polícia do município de Presidente Bernardes (SP) serem divulgados, inclusive em redes sociais.

Diante disso, utilizando métodos de investigação a crimes praticados no ciberespaço, contando com o ativo apoio de policiais do Dracco e da Devir foi possível identificar o ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download do arquivo sigiloso junto ao sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo, tratando-se de um endereço residencial em Campo Grande.

Com as devidas autorizações judiciais, policiais civis de Presidente Bernardes juntamente com equipes policiais especializadas do Dracco e da Devir realizaram buscas na residência alvo, apreendendo equipamentos eletrônicos utilizados pelo investigado. O suspeito de ter praticado o acesso foi levado até a sede da Dracco para prestar esclarecimentos.

De acordo com o delegado Daniel Viudes, da Polícia Civil de São Paulo, um dos focos dos trabalhos é subsidiar a continuidade das investigações. “A diligência alcançou o resultado esperado, sendo que com a sequência dos trabalhos de inteligência policial, certamente novas fases da operação serão desencadeadas”, disse.

Publicidade

A expressão latina “Effusis" que dá nome a operação, significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.

O post Suspeito é detido em operação de combate a cibercrime apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.