Diário Digital Técnicos irão coordenar ações de resgate de animais silvestres em MS

Técnicos irão coordenar ações de resgate de animais silvestres em MS

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS), será responsável por coordenar as ações de resgate e atendimento aos animais silvestres vítimas de desastres ambientais no Estado. Vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o decreto que institui o grupo foi publicado na última sexta-feira (16). Segundo informações […] O post Técnicos irão coordenar ações de resgate de animais silvestres em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS), será responsável por coordenar as ações de resgate e atendimento aos animais silvestres vítimas de desastres ambientais no Estado. Vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o decreto que institui o grupo foi publicado na última sexta-feira (16).

Segundo informações da assessoria, o GRETAP-MS se fez necessária em 2020, em meio às ações emergenciais de socorro a animais vítimas dos incêndios florestais ocorridos no Pantanal e unidades de conservação do estado. O grupo fica responsável pelos protocolos técnicos de atendimento e coordenação de todas as ações de resgate realizadas.

De acordo com o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna durante os incêndios em 2020 muitos voluntários tentaram ajudar, mas não tinham conhecimento de como se comportar diante de situações de risco em uma mata. “As instituições que formam o GRETAP orientaram os voluntários sobre uma série de procedimentos com a adoção de protocolos internacionais para esse tipo de situação”, informa Ricardo.

Além disso, Ricardo Senna destaca que a institucionalização deste grupo representa um passo importante na conservação da biodiversidade.

Bióloga e Médica Veterinária, Paula Helena Santa Rita coordenou o grupo em 2020 e ressalta que a formalização demonstra a preocupação e seriedade que o Estado trata a fauna local em todos os seus níveis.

O post Técnicos irão coordenar ações de resgate de animais silvestres em MS apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas