Diário Digital Tema da Redação é a maior expectativa entre os candidatos

Tema da Redação é a maior expectativa entre os candidatos

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame em todo o país. Mato Grosso do Sul tem 84.562 candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 82.638 para a prova impressa que começa a ser aplicada neste domingo (17) e que tem sequência no próximo (24). Outros 1.924 se inscreveram para […] O post Tema da Redação é a maior expectativa entre os candidatos apareceu primeiro em Diário Digital.

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame em todo o país. Mato Grosso do Sul tem 84.562 candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 82.638 para a prova impressa que começa a ser aplicada neste domingo (17) e que tem sequência no próximo (24). Outros 1.924 se inscreveram para a versão on-line, em que as provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Por causa da pandemia, haverá mudanças nos protocolos do exame e os portões para acesso ao local da prova impressa abrirão mais cedo, às 10h30 (horário de MS), e serão fechados às 12 horas. O início das provas será 12h30 (horário de MS) e término às 18 horas.

As medidas de prevenção estabelecidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) são: uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores, disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame), recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas, identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila, contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação e  agora serão 200 mil, salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima, candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima, higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

E se em todas as edições do Enem já existe o momento de muita expectativa entre os candidatos, este ano o período pandêmico deixou a espera e também a preparação ainda mais tensa. Maria Eduarda Guimarães Damiani, 15 anos, concluiu o primeiro ano do ensino médio em 2020 e vai fazer a prova como “treineira”.

Ela relata que se sente privilegiada por estudar em uma escola que deu todo o suporte on-line e concluiu as apostilas, mas sabe que não foi assim com todos os estudantes porque alguns tiveram até mesmo que interromper os estudos para trabalhar diante desse cenário de crise. Segundo a estudante, a aula presencial fez falta. “As escolas ajudam, os professores dão dicas e este ano não teve todo esse contato e isso agravou a preparação. Foi complicado", avalia.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Aulas on-line dominaram a rotina escolar de Maria Eduarda em 2020 (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Eduarda afirma que procurou fazer exercícios de provas de Enem de anos anteriores, mas o seu foco foi a preparação para a redação. “Li muita dissertação, assisti muitos vídeos no Youtube e muitos documentários para me preparar e ter um repertório legal e fazer uma boa redação”, ressalta.  Para a adolescente este é o momento de muita expectativa do Exame e o que gera maior ansiedade.

“São muitas apostas no tema, existem temas coringas e a cultura pop que entra na Redação”, avalia. “Acho que a redação é parte mais divertida porque é o momento mais criativo da prova e também a mais temida para quem não tem tanta fluência na escrita”, considera Maria Eduarda. Para não esquecer nada e evitar atropelos de última hora, a estudante já está com o kit pronto: água, álcool em gel, caneta preta, frutas, documentos e cartão de identificação impresso.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Kit do Enem já está pronto (Foto: Arquivo Pessoal)

As provas do Enem vão ocorrer pouco mais de duas semanas após as festas de fim de ano, quando houve aglomerações em todo o país. Em diversos casos, a polícia interrompeu festas, muitas repletas de jovens sem máscaras. Os sintomas de Covid-19 podem aparecer até 15 dias após o contato com o vírus, segundo especialistas. Isso significa que os candidatos poderão ter sintomas da doença próximo ao primeiro dia de provas.

O Inep prevê reaplicar a prova para quem contrair a doença. O candidato que tiver diagnóstico positivo e laudo médico comprovando a situação de saúde uma semana antes das provas poderá entrar na página do participante, anexar os documentos, e pedir para refazer o exame em 23 e 24 de fevereiro. Caso os sintomas apareçam na véspera do exame, o indicado é ligar para o 0800-616161.

O post Tema da Redação é a maior expectativa entre os candidatos apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas