Diário Digital Testes positivos continuam aumentando e internações avançam

Testes positivos continuam aumentando e internações avançam

Em apenas 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde registrou seis óbitos por coronavírus em Mato Grosso do Sul. É o que mostra o boletim epidemiológico desta sexta-feira (27). Desde o início da pandemia, 1.754 morreram da doença no Estado. “Precisamos medidas mais restritivas e não medidas paliativas, que não tem resultados práticos”, afirmou […] O post Testes positivos continuam aumentando e internações avançam apareceu primeiro em Diário Digital.

Em apenas 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde registrou seis óbitos por coronavírus em Mato Grosso do Sul. É o que mostra o boletim epidemiológico desta sexta-feira (27). Desde o início da pandemia, 1.754 morreram da doença no Estado.

“Precisamos medidas mais restritivas e não medidas paliativas, que não tem resultados práticos”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Em apenas um dia, 528 casos novos foram registrados, com total 95.271 casos confirmados no Estado.

Em tratamento, 8.576 pessoas estão em isolamento domiciliar e 406 pessoas estão internadas, sendo que deste total 236 estão em leitos clínicos (128 na rede pública e 108 na rede privada), além disso 170 estão em leitos de UTI (sendo 99 na rede pública e 71 na rede privada). Além disso, 84.985 pessoas estão recuperadas.

A Secretaria de Estado de Saúde cobra os municípios de Mato Grosso do Sul para que encerremos casos em aberto nos sistemas SIVEP GRIPE e e-SUS VE do Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (27) o número de casos com resultados prontos, mas sem encerramento bateu recorde com 5.783 exames prontos aguardando os municípios inserirem no sistema.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforça que é necessária a colaboração pelos municípios para que os casos sejam encerrados com seus respectivos resultados e com isso se possa ter números que expressam a realidade. “O número de exames com resultados prontos está muito grande. Cabe às secretarias municipais de saúde inserirem os resultados no sistema do ministério da saúde. É de extrema importância nesse momento de novo aumento do número de infectados com coronavírus”, disse.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) tem realizado cinco mil exames por semana e tem capacidade para rodar até 1,8 mil amostras por dia, após receber investimentos do Governo do Estado e Ministério da Saúde. A aquisição de equipamentos automatizados possibilitou o Lacen/MS se tornar autossuficiente na realização de exames de biologia molecular, sendo um dos mais avançados do país. Desde o o início da pandemia foram feitos 156 mil exames RT-PCR. O trabalho do Lacen/MS tem sido fundamental para a detecção dos casos de COVID-19 no Estado.

Campo Grande é o município com maior número de casos aguardando encerramento no sistema de informação, totalizando 3.906 casos sem enceramento, em seguida vem Dourados com 805, Corumbá com 329, Naviraí com 331 e Três Lagoas com 231 casos.

A Secretaria de Saúde detectou aumento  expressivo de casos Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 59% de positividade nos exames RT-PCR realizados pelo Lacen/MS, assim como aumento de 60% das internações nos últimos 15 dias, passando de 206 para 406 pacientes internados.

O post Testes positivos continuam aumentando e internações avançam apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas