Diário Digital TRE faz sorteio das seções eleitorais para auditoria de urnas

TRE faz sorteio das seções eleitorais para auditoria de urnas

Será realizada no dia 14 de novembro, às 9h, a cerimônia de sorteio das Seções Eleitorais que serão submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e à auditoria mediante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas. O sorteio acontecerá no Plenário do TRE-MS. Os trabalhos da Comissão poderão ser […] O post TRE faz sorteio das seções eleitorais para auditoria de urnas apareceu primeiro em Diário Digital.

Será realizada no dia 14 de novembro, às 9h, a cerimônia de sorteio das Seções Eleitorais que serão submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e à auditoria mediante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas. O sorteio acontecerá no Plenário do TRE-MS.

Os trabalhos da Comissão poderão ser acompanhados por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, representante dos Partidos Políticos e demais interessados. Após a cerimônia, os partidos serão convidados a auxiliarem no preenchimento das cédulas que serão usadas no domingo.

Em havendo segundo tuno, o sorteio acontece também no dia 28 de novembro.

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso é realizada no mesmo dia e horário da votação oficial – dia 15 de novembro, das 7h às 17h. O acontecimento é filmado e será transmitido pelo canal do TRE-MS YouTube.

Entenda o que é a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

Trata-se de uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. O procedimento é regido pelas normas da Resolução TSE 23.603/2019, e é realizado no fim de semana das eleições por todos os Tribunais Regionais Eleitorais, por meio de amostragem e serve para comprovar a segurança do processo eleitoral eletrônico no país.

Cada urna eletrônica auditada é filmada durante todo o período, por uma câmera fixa, exclusiva, voltada sempre para a tela da urna. Todo o processo de auditoria das urnas é gravado pela Justiça Eleitoral. Assim, a votação poderá ser revista caso haja necessidade.

O post TRE faz sorteio das seções eleitorais para auditoria de urnas apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas