Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UFGD integra na organização da Semana Estadual de Doação de Sangue

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por intermédio da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Trípice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya de Mato Grosso do Sul representada por docentes da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e apoiada pela Unidade de Suporte à Urgência (USU), irá integrar a organização da Semana Estadual de Doação […] O post UFGD integra na organização da Semana Estadual de Doação de Sangue apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por intermédio da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Trípice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya de Mato Grosso do Sul representada por docentes da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e apoiada pela Unidade de Suporte à Urgência (USU), irá integrar a organização da Semana Estadual de Doação de Sangue — instituída por projeto de lei estadual que acontece anualmente na terceira semana de Agosto. Neste ano, será no período de 17 a 21 de Agosto.

Os voluntários que queiram colaborar com a ação podem fazer a doação de sangue no Hemosul Dourados, que atualmente atende por meio de agendamento prévio de 10 pessoas por hora, pelo telefone (67) 3424-4192. Considerando a pandemia da covid-19, os dias e os horários de agendamento são segunda, quarta e sexta-feira, no período da manhã das 7h às 12h30 e terça e quinta-feira, no períodos da manhã e da tarde das 7h às 17h, sendo nesses dias cinco pessoas por hora no período vespertino.

De acordo com o professor que compõe a frente e auxilia a ação, Bruno do Amaral disse que a preocupação do doador voltada para a problemática da pandemia da covid-19 pode gerar a insegurança de se expor ao risco e se contaminar, o que promove queda nas doações e consequentemente, queda nos estoques. "Agora, mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e através desse ato, salvar vidas", finalizou o docente.

Para a doação são necessários a apresentação de documentos pessoais, estar alimentado, dormir bem à noite, não ter ingerido bebida alcoólica por 12 horas antes do procedimento, não ter fumado duas horas antes e se viajou para fora do Estado, aguardar 30 dias.

Publicidade

Semana Estadual — Instituída pela Lei Nº 5.391, a Semana Estadual de Doação de Sangue está incluída no calendário oficial de Mato Grosso do Sul e acontece, anualmente, na terceira semana do mês de agosto.

De acordo com o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, o período de junho a agosto é quando há queda acentuada nas doações devido ao período de inverno e de clima seco, em que se aumenta a incidência de doenças respiratórias. O objetivo da ação, portanto, é a conscientização da sociedade sobre a importância da doação, a sensibilização de novos voluntários e a criação do hábito de cultura solidária.

Publicidade

Neste ano, a Semana Estadual de Doação de Sangue ganhou um reforço da UFGD, por intermédio da equipe que integra a Frente Parlamentar de Combate à Tríplice Epidemia, e apoio da Unidade de Suporte à Urgência (USU) para a promoção da campanha e da ação voluntária.

O post UFGD integra na organização da Semana Estadual de Doação de Sangue apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.