Diário Digital Unidades de saúde começam a fazer exame padrão ouro para Covid-19

Unidades de saúde começam a fazer exame padrão ouro para Covid-19

Quatro unidades da atenção primária começaram a realizar nessa terça-feira (08) a coleta de material para realização do exame considerado padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, doença provocada pela infecção pelo novo coronavírus. A coleta está sendo realizada nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Tiradentes, 26 de Agosto, Parque do Sol e Jardim Batistão. […] O post Unidades de saúde começam a fazer exame padrão ouro para Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Quatro unidades da atenção primária começaram a realizar nessa terça-feira (08) a coleta de material para realização do exame considerado padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, doença provocada pela infecção pelo novo coronavírus.

A coleta está sendo realizada nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Tiradentes, 26 de Agosto, Parque do Sol e Jardim Batistão. Para a colheita do material nasal, além de cumprir os pré-requisitos necessários, o paciente precisa realizar um agendamento, sendo esse feito para o dia seguinte àquele em que ele esteve na unidade.

O exame biomolecular pode ser realizado em pacientes que estão com até sete dias de sintomas. “A testagem massiva é importante para que consigamos reduzir ao máximo a transmissão do vírus, fazendo com que todos os casos positivos permaneçam em isolamento”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Com o diagnóstico ainda nos primeiros dias de sintoma, as chances de que o paciente positivo transmita para outras pessoas, sem saber que está contaminado, reduz drasticamente, uma vez que o isolamento domiciliar inicia já com a coleta do exame.

“Assim também é possível reduzir o número de pacientes internados, já que o acompanhamento é feito de forma mais intensa desde do início dos sintomas, e se há alguma evolução que sugira risco, ele já é encaminhado a uma unidade de saúde”, completa o administrador da pasta.

A previsão é que nas próximas semanas mais unidades passem a realizar a coleta de material para a execução do exame biomolecular.

O post Unidades de saúde começam a fazer exame padrão ouro para Covid-19 apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas