Diário Digital Uniderp retoma atendimentos gratuitos na clínica de nutrição

Uniderp retoma atendimentos gratuitos na clínica de nutrição

A Clínica de Nutrição da Uniderp está com a agenda aberta de segunda a sexta-feira, para atender pacientes de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos. No formato presencial, as consultas são realizadas por ordem de chegada, nos turnos matutino e vespertino, na Clínica de Especialidades Médicas (Cemed), na rua Nova Era, 480, bairro […] O post Uniderp retoma atendimentos gratuitos na clínica de nutrição apareceu primeiro em Diário Digital.

A Clínica de Nutrição da Uniderp está com a agenda aberta de segunda a sexta-feira, para atender pacientes de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos. No formato presencial, as consultas são realizadas por ordem de chegada, nos turnos matutino e vespertino, na Clínica de Especialidades Médicas (Cemed), na rua Nova Era, 480, bairro Itanhangá Park, em Campo Grande, MS. Todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid são respeitados.

De acordo com a professora e coordenadora da clínica, Annelise Manfrinatti, o paciente passa por avaliação para então receber um plano alimentar personalizado de acordo com as necessidades nutricionais e hábitos alimentares. Os atendimentos são realizados pelos estudantes dos últimos semestres do curso de Nutrição, sob a supervisão dos professores.

A especialista destaca a importância do acompanhamento nutricional. “É preciso compreender que o nutricionista é um profissional de saúde, acima de tudo, e o seu trabalho vai além da perda de peso. Atendemos diversos tipos de patologias, que englobam hábitos alimentares e promoção da saúde de forma integral”, frisa.

Sobre a busca e profusão de informações sobre nutrição nas redes sociais, a coordenadora da clínica alerta sobre a generalização. “Hoje, há um acesso maior a informações gerais com relação à alimentação, mas é preciso enfatizar que nem tudo serve para todos. É somente por meio da avaliação individualizada com o nutricionista que se analisa o que funciona ou não para o paciente. É nesse tipo de consulta que aprofundamos, entendemos o histórico, os hábitos e as preferências do paciente”.

A partir das informações levantadas com o paciente, é elaborado o cardápio, que segundo a especialista, é adequado às necessidades pessoais. “Não trabalhamos com restrição alimentar para proibir tudo o que o paciente gosta de comer. A ideia é adaptar de uma forma que a pessoa consiga seguir com esse plano para a vida toda, com cardápios bem condizentes com seus hábitos, sua cultura e até mesmo sua renda”, ressalta.

Segurança - com relação aos protocolos de segurança, a especialista avisa que são seguidas todas recomendações dos órgãos de saúde, como utilização de máscara e disponibilização de álcool gel, além de pias para higienização e portas dos consultórios abertas. “Não estamos fazendo a avaliação corporal completa, justamente para evitar o contato e manter a privacidade do paciente”, destaca.

Serviço – A agenda é aberta por ordem de chegada nos períodos da manhã, das 7h30 às 11h30, e da tarde, das 13h30 às 17h30. Pacientes encaminhados pelos Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso gratuito, no entanto, precisam informar nas unidades de saúde que têm preferência para atendimento na Cemed e aguardar na fila de espera. Os demais são feitos pela tabela social, com taxa inicial de R$ 40, que inclui um retorno para a retirada do plano alimentar. As demais consultas terão uma taxa de R$ 18. A Cemed fica na rua Nova Era, 480, bairro Itanhangá Park, na esquina com a avenida Fernando Corrêa da Costa.

O post Uniderp retoma atendimentos gratuitos na clínica de nutrição apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas