Cidades E-book dá dicas para compra, preparo e delivery de alimentos

E-book dá dicas para compra, preparo e delivery de alimentos

Pesquisadores do Departamento de Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram um e-book com dicas para compra, preparo e delivery de alimentos, a fim de potencializar a prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19. O livro digital é gratuito e está disponível para download. O e-book terá versões em inglês […]

Portal Correio

Pesquisadores do Departamento de Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram um e-book com dicas para compra, preparo e delivery de alimentos, a fim de potencializar a prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19. O livro digital é gratuito e está disponível para download.

O e-book terá versões em inglês e em francês, traduzido em parceria com o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, tendo em vista a política de internacionalização da instituição. “As páginas podem ser impressas e afixadas nas paredes, para os manipuladores de alimentos”, explica Noádia Rodrigues, professora de Higiene dos Alimentos do Departamento de Gastronomia da UFPB.

O livro digital abrange não apenas o preparo, mas todos os aspectos da produção de alimentos, com orientações desde a compra até a entrega de forma segura, especialmente para as empresas que comercializam refeições prontas, como restaurantes, bares, deliverys, fornecedores de marmitas e de alimentos congelados.

“O e-book pode ser usado no treinamento das equipes. As boas práticas são ferramentas que já são utilizadas e exigidas por lei, mas nós acrescentamos algumas orientações para prevenir a contaminação entre os manipuladores de alimentos e no transporte para as residências”, afirma a professora.

Essas orientações foram elaboradas com base nos documentos e pesquisas que têm sido divulgados pelos sites oficiais de saúde, como os do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Food and Drug Administration (FBA).

De acordo com a docente, a pandemia da Covid-19 fez com que a preocupação das pessoas com higiene aumentasse. “O e-book oferece esse apoio, revisitando normas existentes, com ênfase na Covid-19. Na realidade, a maioria das normas já existia, só que as pessoas não tinham tanta preocupação como têm hoje”.

Segundo Noádia, apesar de a falta de higiene dos alimentos sempre ter provocado muitas doenças, com sintomas como dor de cabeça, diarreia e náuseas, as pessoas não associavam que eram por conta do alimento contaminado. “É difícil identificar qual foi a refeição porque um alimento contaminado pode provocar uma doença em até quatro dias”, adverte a pesquisadora.

Os outros cinco materiais sobre higiene e boas práticas na fabricação de alimentos desenvolvidos pelos pesquisadores estão disponíveis para download no site do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, do qual os especialistas fazem parte.

O e-book ‘Boas práticas de prevenção ao coronavírus em serviços de alimentação’ é um produto do projeto ‘Gastronomia descomplicada: ações de enfrentamento à Covid-19’ e resultado das ações do projeto de extensão ‘Adequação às legislações sanitárias e turísticas na comercialização de alimentos por beneficiários de segurança alimentar em João Pessoa’, no âmbito do Programa de Bolsas de Extensão (Proex) da UFPB.

Últimas