Cidades Empresas de ônibus pedem desoneração tributária ou socorro de subsídios

Empresas de ônibus pedem desoneração tributária ou socorro de subsídios

Empresários do setor de transporte coletivo de passageiros de João Pessoa voltaram a pedir desoneração tributária ou ajuda de subsídios. Eles argumentam que têm enfrentado dificuldades para manter o equilíbrio econômico-financeiro diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) utiliza […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Arquivo/Portal Correio

Empresários do setor de transporte coletivo de passageiros de João Pessoa voltaram a pedir desoneração tributária ou ajuda de subsídios. Eles argumentam que têm enfrentado dificuldades para manter o equilíbrio econômico-financeiro diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) utiliza como exemplos iniciativas aplicadas em outros estados do país, como o Rio Grande do Norte.

econômica agravada pela queda do número de passageiros e restrições da atividade em razão da pandemia, o setor enfrenta grandes dificuldades para manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas concessionárias.

Segundo dados do boletim fevereiro-março da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , em alguns estados e cidades do País o poder público adotou medidas para socorrer o setor.

á, a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado reduziram a cobrança de impostos sobre o transporte público na cidade. Pelo acordo, o município vai diminuir em 50% a cobrança do ISS. Já o governo do estado decidiu reduzir em 50% a alíquota do ICMS sobre o diesel e o biodiesel das empresas de ônibus. As medidas vão evitar o reajuste da tarifa para os passageiros.

Para o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Jr. Moreira, seria muito importante para o sistema uma iniciativa semelhante. “Medidas como essas são importantíssimas num momento tão delicado como esse que estamos passando. Na prática, para o nosso cliente, que é o passageiro do coletivo, significaria um impacto menor num provável aumento de tarifa”, afirma Isaac.

Até o momento, em todo o País, foram 26 anúncios de subsídios, quatro iniciativas de desoneração tributária e nove deliberações para compras antecipadas de passagens no cartão.

Últimas