Cidades Entenda como funciona a transmissão do coronavírus e como se proteger

Entenda como funciona a transmissão do coronavírus e como se proteger

A transmissão do novo coronavírus acontece entre as pessoas por meio de

Portal Correio

A transmissão do novo coronavírus acontece entre as pessoas por meio de espirros, tosses ou até mesmo por gotículas de saliva. Além disso, o contato próximo com uma pessoa infectada e o toque em áreas contaminadas também pode permitir a transmissão do vírus.

Como exemplo, vamos imaginar que uma pessoa infectada pelo vírus toque em superfícies como mesas e objetos, como celulares. Após outras pessoas tocarem nesses locais e levarem as mãos aos olhos, boca ou nariz, isso já possibilita outra fonte de contaminação.

Como se proteger

Familiares, amigos e colegas de trabalho devem ser estimulados a manter os ambientes limpos e arejados. Sempre que estivermos em qualquer lugar com circulação de pessoas, devemos usar a máscara corretamente e higienizar as mãos. Essas pequenas tarefas ajudam na prevenção do vírus que causa a Covid-19.

O que fazer se adoecer

Mesmo que algumas pessoas continuem em isolamento social, elas podem acabar contraindo o vírus. Isso vai depender da quantidade de pessoas que moram com você, da circulação dessas pessoas e da sua higienização diariamente. A recomendação é procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo da sua casa. Após isso, faça a consulta com um médico e siga as orientações.

Veja um vídeo explicativo do infectologista de Campina Grande Rodolpho Dantas sobre o assunto:

Últimas