Cidades Equipe do PSF 04 em Monteiro supera meta de exames contra câncer do colo do útero

Equipe do PSF 04 em Monteiro supera meta de exames contra câncer do colo do útero

A equipe do Posto de Saúde da Família – PSF 04, que

Portal Correio

A equipe do Posto de Saúde da Família – PSF 04, que fica localizado no bairro Vila Santa Maria, popularmente conhecido como Vila da Papa, ganhou destaque nesta semana após bater meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Janeiro Verde.

O Ministério cobra que sejam realizados no mínimo 30% dos atendimentos com realização de exames citopatológicos, que previnem e detectam o câncer do colo de Útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta foi atingida com a realização de 82% dos atendimentos.

A área atendida pelo PSF tem uma população feminina de aproximadamente 619 mulheres, entre a faixa etária de 25 a 64 anos, considerando fatores como a vulnerabilidade da área, mesmo havendo resistência em realizar o exame, a equipe trabalhou a questão de conscientização com as mulheres quanto a importância de se realizar o preventivo uma vez ao ano.

A equipe trabalhou também com o intuito de não só prevenir contra o câncer de colo de útero, mas também quanto ao câncer de mama, através da realização do autoexame e também a prevenção contra outras  doenças através de testes rápidos.

Para a enfermeira da equipe do PSF 04, Haylla Torres, todo o trabalho foi realizado com muito esforço e dedicação, para atender o máximo de mulheres possível e levar a elas não só os exames e cuidados necessários com o objetivo de fazer o melhor para elas.

“Isso é o resultado de um esforço conjunto de toda a nossa equipe, dos ACS, e dos demais componentes da unidade, desde o acolhimento na recepção até chegar na equipe de enfermagem, com o intuito de fazer o melhor pra população da melhor forma possível.” Disse Hayla Torres

Últimas