Cidades Estudante de 18 anos representa a Paraíba no programa Jovens Embaixadores dos Estados Unidos

Estudante de 18 anos representa a Paraíba no programa Jovens Embaixadores dos Estados Unidos

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira (7), a relação de estudantes de escolas públicas brasileiras selecionados no Programa Jovens Embaixadores. Mais uma vez, a Paraíba teve um dos seus alunos selecionados: Noely Irineu Silva, de 18 anos, faz o terceiro ano do curso Integrado em Eletrônica, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Noely Irineu Silva (Foto: Divulgação/IFPB)

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira (7), a relação de estudantes de escolas públicas brasileiras selecionados no Programa Jovens Embaixadores. Mais uma vez, a Paraíba teve um dos seus alunos selecionados: Noely Irineu Silva, de 18 anos, faz o terceiro ano do curso Integrado em Eletrônica, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa.

Veja aqui a relação de todos os selecionados

“Honestamente, eu ainda estou sem acreditar que irei representar meu estado nesse programa incrível. Receber a notícia da aprovação foi um mix de emoções, estou bastante feliz e realizada em saber que minha participação em iniciativas sociais para mudar minha comunidade e meu esforço em aprender inglês resultaram na aprovação de um sonho, apesar de todas as dificuldades durante a pandemia”, comentou Noely. A seleção contou com mais de 10 mil inscrições de estudantes de todo o Brasil, que concorriam a apenas 33 vagas.

Leia também:

Aluna de Campina Grande é a vencedora nacional do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2021

A paraibana conta que se preparou para a seletiva estudando inglês através de um curso de idiomas, filmes, livros e músicas, além de ter participado de uma mentoria, realizada por jovens embaixadores de edições anteriores. “Porém o ponto mais importante em cada etapa da seleção foi ficar calma para conseguir me comunicar de forma clara e objetiva, principalmente quando tivemos a entrevista com os representantes da embaixada dos EUA em inglês”. 

Por conta da pandemia da Covid-19, o programa teve que adotar o formato virtual. Neste ano, os jovens selecionados participarão de oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global, entre os dias 14 de junho e 13 de agosto. Noely acredita que a experiência irá contribuir para sua formação social e educacional, além de melhorar seu inglês.

“Ainda, vai ajudar a aumentar a melhorar habilidades ligadas à liderança juvenil, comunicação e empreendedorismo/impacto social para ampliar minhas iniciativas na comunidade e também incentivar estudantes interessados no programa. Será uma experiência incrível de imersão na cultura americana e, ao mesmo tempo, compartilhando um pouco da cultura paraibana com outros jovens brasileiros e estadunidenses”.

Além de Jovem Embaixadora 2021, a estudante também foi aprovada em um curso de verão da universidade de Yale, nos Estados Unidos. O programa também é virtual e tem a participação de jovens de mais de 130 países. Noely passou para a sessão Solving Global Challenges (resolvendo desafios globais), com a bolsa de estudos Young Leaders (YL) ofertada pela universidade.

Últimas