Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FAB já transportou 39 feridos de Santa Maria pra Porto Alegre 

Órgão lamentou morte de cinco militares na missão 

Cidades|Do R7

Pelo menos 15 pessoas foram levadas de avião para hospitais da capital
Pelo menos 15 pessoas foram levadas de avião para hospitais da capital Pelo menos 15 pessoas foram levadas de avião para hospitais da capital

A FAB (Força Aérea Brasileira) transportou 39 feridos de Santa Maria para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até a manhã desta segunda-feira (28). Do total, 15 pessoas foram transportadas durante a madrugada a bordo das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) aéreas.

O órgão informou que cerca de mil militares participam da missão e lamenta que cinco integrantes da equipe morreram durante o trabalho de resgate de vítimas. Em nota, a FAB divulgou a morte do Sargento Luiz Carlos Ludin de Oliveira e os soldados Giovani Krauchemberg Simões, Leandro Nunes da Silva, Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa e Rhuan Scherer de Andrade. Todos eram do efetivo da Base Aérea de Santa Maria e serão sepultados no Rio Grande do Sul. Além dos militares da FAB, outros três também morreram.

O incêndio que atingiu a casa noturna na madrugada deste domingo (27) deixou pelo menos 231 pessoas mortas. A lista com os nomes das vítimas foi divulgada na noite de ontem pelo governo do Estado. Quase metade das vítimas estudava na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Veja a cobertura completa da tragédia

Publicidade

Maioria das vítimas era estudantes. Veja o perfil

A boate Kiss, por meio de seus advogados, divulgou uma nova nota sobre a tragédia. A direção da empresa afirma que o que aconteceu na casa noturna foi uma "fatalidade".

Publicidade

Um erro de procedimento dos donos da boate Kiss pode ter sido crucial para a tragédia em Santa Maria. Eles não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. Foi durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira que um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício — foi lançado e atingiu o forro do teto do estabelecimento. Essa foi a fonte do incêndio que provocou a morte de 231 pessoas neste domingo (27).

O comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, disse ao R7 que o uso de fogos em um estabelecimento fechado deve ser sempre autorizado pela corporação.

Publicidade

— [O show pirotécnico] Foi uma coisa deliberada pela organização do evento. Com certeza, nesse ponto houve falha [da Kiss]. Mas temos que aguardar a perícia técnica para saber o que gerou, o que contribuiu para a tragédia.

Segurança da boate diz que extintor não funcionou

"Falar em culpa agora é falta de respeito", diz governador do RS

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.