Novo Coronavírus

Cidades Fechado desde março, Parque de Jericoacoara reabre neste sábado

Fechado desde março, Parque de Jericoacoara reabre neste sábado

Visitantes deverão respeitar regras de proteção contra covid-19 e manter distanciamento nos restaurantes e passeios do destino turístico do Ceará

  • Cidades | Do R7

Parque Nacional de Jericoacoara reabre para visitação

Parque Nacional de Jericoacoara reabre para visitação

Divulgação/Governo do Ceará

O Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, será reaberto para a visitação do público neste sábado (8), de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária. As regras para a reabertura foram publicadas nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. O parque estava fechado para visitação desde o dia 24 de março por causa da pandemia de covid-19.

A reabertura deverá respeitar as seguintes medidas de prevenção:

- uso obrigatório de máscara de proteção facial, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.

- operadoras e prestadores de serviços deverão disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes 

- manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

- promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes

- estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações

- no caso de restaurantes, manter o distanciamento mínimo entre as mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro)

- os transportes terrestre e aquaviário de visitantes deverão priorizar a ventilação natura e adequar a lotação

Criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, o Parque Nacional de Jericoacara tem um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.

Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.

Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são a maior atração do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para prática de esportes náuticos.

Para mais informações, basta fazer contato pelo telefone (88) 3669-2140 ou pelo e-mail parnajericoacoara.ce@icmbio.gov.br.

Últimas