Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Feira de Oitizeiro recebe ações de reordenamento de trânsito e espaços, em João Pessoa

A Feira de Oitizeiro, em João Pessoa, começa a passar nesta quinta-feira (4) por reordenamento para organizar os espaços dos comerciantes que atuam do lado de fora do mercado, espaço para pedestres e desobstrução de vias. O trabalho será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que está cadastrando todos os comerciantes em situação irregular, […]

Cidades|

Mercado Público de Oitizeiro/Reprodução Google Street View

A Feira de Oitizeiro, em João Pessoa, começa a passar nesta quinta-feira (4) por reordenamento para organizar os espaços dos comerciantes que atuam do lado de fora do mercado, espaço para pedestres e desobstrução de vias. O trabalho será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que está cadastrando todos os comerciantes em situação irregular, para estabelecer locais adequados para o comércio, de maneira que não seja prejudicado o passeio público do pedestre, nem o trânsito no entorno do local.

O objetivo principal é desobstruir a Avenida Cruz das Armas, atendendo às solicitações da população do bairro, que atualmente sofre com problemas de acessibilidade. A demarcação dos espaços já inicia nesta quinta-feira e, no fimde semana, deverá ser realizada uma ação educativa no local.

Após reunião realizada nessa quarta-feira (3) entre representantes da Secretaria e feirantes de Oitizeiro, os comerciantes concordaram em se cadastrar para que, uma vez regularizados, a Sedurb possa colocá-los nas dependências do mercado público.

Publicidade

“O diálogo foi essencial para que a gente consiga desobstruir a Avenida Cruz das Armas, uma das entradas principais da cidade. Vamos manter essa conversa de maneira permanente com a categoria, que concordou em se regularizar e auxiliar o nosso trabalho. Ninguém será prejudicado, até porque temos uma responsabilidade social com essas pessoas, inclusive pelo momento econômico que vivemos”, destacou Eduardo Pedroza, chefe de gabinete da Sedurb.

A Sedurb disse que recebeu uma série de reclamações por parte da população, que se sente prejudicada por não conseguir transitar no local. “Iniciamos esse diálogo com a categoria, mas já orientamos os nossos agentes de controle urbano a reforçar o trabalho educativo junto aos comerciantes que trabalham no interior do mercado, para desobstrução dos corredores”, reiterou Eduardo Pedroza.

Publicidade

Nesta quinta-feira, equipes do Núcleo de Cadastro de Áreas Públicas (Nucad) vão até o mercado para iniciar o cadastro desses trabalhadores na Prefeitura. Na reunião desta quarta, foi solicitado que eles levassem a documentação necessária para iniciar o processo (RG, CPF, comprovante de residência). Na ocasião, as equipes vão demarcar os pontos onde é possível comercializar.

Os comerciantes relataram que alguns feirantes vem de outras cidades com carrinhos de fruta e ocupam indevidamente os espaços. “A prioridade do espaço será para os feirantes que estão há anos no local e que já procuram se regularizar. Vamos padronizar esse pessoal cadastrado, com crachás e proporcionar espaços de tamanhos iguais, para que eles trabalhem sem obstruir o passeio”, reiterou Eduardo Pedroza.

Em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e com a Guarda Civil Municipal (CGM), a Sedurb vai estar no mercado durante o fim de semana, para garantir o ordenamento do local. Só será permitido o comércio na parte de fora do mercado, para os comerciantes devidamente cadastrados e nos espaços que serão demarcados pela equipe na ação desta quinta-feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.