Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ferramenta ajuda eleitores a encontrar candidatos a vereador

Uma ferramenta gratuita foi lançada para ajudar o eleitorado a encontrar candidatos(as)

Cidades|

Uma ferramenta gratuita foi lançada para ajudar o eleitorado a encontrar candidatos(as) a vereador(a) que tenham mais afinidade de acordo com seu posicionamento: o Vota Cidade. A plataforma online estará disponível com exclusividade para cinco cidades do Brasil durante a reta final da campanha eleitoral de 2020, com o objetivo de estimular o voto consciente entre os(as) eleitores(as).

O lançamento do site para os(as) eleitores(as) de João Pessoa/PB aconteceu nessa semana e já permite que o eleitorado tenha acesso a lista de candidatos(as) à Câmara Municipal com quem possui mais afinidade. Basta acessar o endereço https://app.vota.org.br/.

Funcionamento

O(a) eleitor(a) se posiciona em relação a assuntos do cotidiano, dizendo se concorda ou não. Serão questões rápidas e fáceis para que, dentro de poucos minutos, ele(a) tenha uma lista de candidatos e candidatas cadastradas por ordem de afinidade, aparecendo no topo aqueles que responderam de forma mais parecida.

A ferramenta é promovida em João Pessoa pela Minha Jampa, uma organização apartidária e independente que busca colaborar com eleições mais democráticas e promover o voto consciente. Ela faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC) e, por isso, eleitores(as) de Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) poderão utilizar a ferramenta. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto.

Publicidade

A ferramenta terá filtros, para facilitar a vida de eleitores que queiram votar em um perfil específico de candidato ou candidata. Após responder as questões, o(a) eleitor(a) poderá escolher se quer ver candidaturas só de homens ou só de mulheres, por exemplo.

O site já conta com o cadastro de mais de 100 candidaturas e continuará aberto à inscrição de mais candidatos(as). O grupo apartidário fez contato com candidatos(as) de todos os partidos políticos convidando-os(as) a participarem – inscrevendo suas posições no banco de dados para que o cruzamento com as respostas do eleitorado seja possível – e contou com a contribuição de 8 voluntários(as) no processo de articulação com partidos e candidatos(as).

Publicidade

A funcionalidade do match, isto é, o cruzamento das respostas dos(as) eleitores(as) com as respostas dos(as) candidatas(os) que gera a lista de candidaturas cadastradas por ordem de afinidade está disponível para todo o eleitorado. Tanto candidatos(as) quanto eleitores(as) podem saber mais sobre o projeto no site www.vota.org.br.

Eleições

As eleições municipais de 2020 estão sendo marcadas pelo número recorde de candidaturas ao legislativo, em razão do fim da coligação em disputas proporcionais. Em João Pessoa, por exemplo, foram registradas 663 candidaturas à Câmara Municipal.

“Queremos colaborar para que as pessoas elejam candidatos e candidatas que realmente representem a população. Essa identificação é importante para cobrarmos melhor depois e aproximar a população das decisões políticas. Por isso, acreditamos que o Vota Cidade pode ajudar muito a população!”, disse Vani, Diretora de Comunicação da Minha Jampa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.