Cidades Fest Aruanda abre inscrições para laboratório e oficina de cinema

Fest Aruanda abre inscrições para laboratório e oficina de cinema

As inscrições para participar das atividades de qualificação profissional do Fest Aruanda

Portal Correio

As inscrições para participar das atividades de qualificação profissional do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro estão abertas e podem ser realizadas de forma online. O festival, que está comemorando a 15ª edição este ano, acontecerá entre os dias 10 e 17 de dezembro, com programação e atrações especiais.

Leia também:

Divulgado resultado de concurso fotográfico sobre o tema ‘Pandemia’

Para a oportunidade, serão oferecidas duas turmas. Uma delas é o Primeiro Laboratório Aruanda/Energisa de Projetos Documentais, idealizado e ministrado pela diretora, roteirista e produtora Susanna Lira (RJ). A oficina conta com 15 vagas e acontecerá nos dias 14 a 16 de dezembro, de forma online.

Haverá também a Oficina de Crítica Cinematográfica. Direcionada para 20 pessoas, as aulas serão ministradas por Carol Almeida (Doutorada pela UFPE), entre os dias 9 a 12 de dezembro. A iniciativa tem o objetivo de trabalhar noções sobre leitura e análise da narrativa fílmica e instrumentalizar a prática da escrita de textos de crítica de cinema para serem publicados nos sites de mídia cultural Janela7 e Curta Curtas, além do site oficial do Fest Aruanda. As críticas serão dos filmes de longa e curta-metragem que integrarão a programação da edição.

As vagas são prioritariamente para estudantes de Cinema e Mídias Digitais, sendo 10 reservadas a estudantes da UFPB e as 10 outras abertas à livre inscrição. Além disso, metade das vagas são reservadas para mulheres e 30% para pardos e negros. Para se inscrever, os interessados devem escrever um texto entre 150 e 300 palavras, fazendo uma resenha de uma obra audiovisual. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas, a triagem será realizada pelo editor do Janela7 e do Curta Curtas, o jornalista e crítico de cinema Sandro Alves de França.

A oficina deverá acontecer de forma online, por meio da plataforma Jitsi Meet ou do Google Meet, conduzida por Carol Almeida, Doutora em Comunicação (UFPE), e assistência de Sandro Alves de França, graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB) e mestrando em Comunicação (UFPE).

Últimas