Meio Ambiente

Cidades Floração de jambeiros muda paisagem em João Pessoa; Semam dá dicas de como cuidar das árvores

Floração de jambeiros muda paisagem em João Pessoa; Semam dá dicas de como cuidar das árvores

Jambeiros são árvores muito presentes na paisagem urbana de João Pessoa e, nesta época do ano, chamam ainda mais atenção devido ao período de floração. Nas ruas da Capital, 290 jambeiros já começaram a soltar flores, colorindo o chão com ‘tapetes’ em tom de roxo. No solo, as flores impedem a germinação de sementes de […]

Portal Correio
Jambeiro,

Jambeiro,

Portal Correio
Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Jambeiros são árvores muito presentes na paisagem urbana de João Pessoa e, nesta época do ano, chamam ainda mais atenção devido ao período de floração. Nas ruas da Capital, 290 jambeiros já começaram a soltar flores, colorindo o chão com ‘tapetes’ em tom de roxo. No solo, as flores impedem a germinação de sementes de outras plantas, protegendo a espécie.

Os jambeiros são nativos do Continente Asiático, mas se adaptaram com facilidade ao clima tropical. Eles podem chegar a 20 metros de altura e rendem aproximadamente 1.000 frutos. Para que as árvores se mantenham saudáveis, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) fazem monitoramentos para checar as condições de cada planta, observando se há fungos ou cupins e se algum dos jambeiros precisa de tratamento. Esse trabalho da Semam é realizado apenas nas árvores de áreas públicas, mas sabe-se que existem muitos jambeiros em propriedades privadas da Capital.

Jambeiro

Jambeiro

Portal Correio
Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

“Quem tem um jambeiro no quintal de casa deve ficar atento e ter cuidado com a poda. Não é preciso podas drásticas, é importante preservar a arquitetura da copa da árvore, que tem formato de cone. E o melhor período para fazer a poda é logo após a floração e frutificação”, orienta o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam.

Anderson Fontes explica que a população deve observar os terrenos antes de plantar um jambeiro. “É uma árvore excelente para jardins que tenham grama, pois quando as flores caem promovem um espetáculo natural, com o contraste entre a cor roxa e a grama verdinha. E se for plantar na calçada é importante que se tenha uma área com no mínimo dois metros de largura e não fazer o plantio embaixo da fiação elétrica (rede de baixa e alta tensão)”, indica o engenheiro agrônomo.

Quem quiser colher frutos dos jambeiros deve evitar jogar pedras e outros objetos nas árvores. As pedras podem provocar feridas nos troncos e essas feridas podem abrir espaço para fungos e outros patógenos. Os jambeiros costumam dar frutos entre junho a setembro.

Jambeiro

Jambeiro

Portal Correio
Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Últimas