Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

68 mil domicílios capixabas pediram empréstimos por conta da pandemia, aponta IBGE

Ao todo, 5% das famílias ouvidas tentaram o recurso entre os meses de maio e julho; 54 mil domicílios conseguiram o recurso

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Ao menos 68 mil domicílios capixabas pediram algum tipo de empréstimo financeiro por conta da pandemia. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 5% das famílias ouvidas tentaram o recurso entre os meses de maio e julho.

No estado, das famílias que pediram algum tipo de empréstimo, 54 mil domicílios conseguiram o recurso, mas 14 mil tiveram o pedido negado. Ainda de acordo com o IBGE, outros 1,3 milhões de capixabas optaram por não recorrer aos empréstimos financeiros durante o período.

O cenário nacional não foi muito diferente. Em todo o Brasil, ao menos 4 milhões de brasileiros recorreram aos empréstimos entre maio e julho. Desses, 3,3 milhões tiveram o pedido aceito, enquanto outros 762 mil, cerca de 19%, foram negados. Dos que contaram com algum tipo de empréstimo, cerca de 23,6% dos domicílios optaram por pegar emprestado com amigos e parentes.

Auxílio emergencial

Publicidade

A pesquisa mostrou ainda que a média de domicílios capixabas que receberam algum tipo de auxílio emergencial relacionado à pandemia é maior que a nacional. Enquanto 44,1% dos domicílios brasileiros ouvidos (30,2 milhões) receberam algum tipo de auxílio, no ES, 44,4%, do total (607 mil) receberam o auxílio.

Por outro lado, a proporção de famílias do país que receberam algum tipo de auxílio aumentou em julho. A porcentagem foi de 43,0% em junho para 44,1% em julho. A alta ocorreu em todas as Grandes Regiões brasileiras. Ainda segundo a pesquisa, o valor médio do benefício girou em torno de R$ 896 por domicílio.

O aumento nos pedidos de auxílio esbarra na quantidade de pessoas desocupadas no país em julho ante junho. Houve uma alta de 3,7% acima do total de junho (em termos absolutos, equivale a 438 mil pessoas), elevando os números para 12,3 milhões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.