Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A dieta, o exercício físico e a personalidade de cada tipo sanguíneo, qual é o seu?

A tipagem influencia na perda de peso e diminuição das doenças cardiovasculares

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Não é ilusório. O tipo sanguíneo têm características particulares e muito eficazes para as pessoas e assim, os alimentos ingeridos, os exercícios físicos praticados e a personalidade da pessoa, têm referência com a tipagem sanguínea. Com relação antropológica, ela possui características, que trazemos desde os homens das cavernas. Peter J. D'Adamo é o responsável por essa descoberta com o livro- A Dieta do Tipo sanguíneo.

No livro ele aborda os alimentos, exercícios e personalidades das pessoas de acordo com o tipo sanguíneo e como isso interfere no funcionamento do organismo. 

O surgimento dos tipos sanguíneos ocorreram na seguinte ordem: O, A, B e AB, que foram resultados da adaptação de cada povo as mudanças climáticas, desafios ambientais, alimentação e micróbios. Dessa forma, o tipo sanguíneo aponta característica, tendências e facilidades para cada perfil de estilo de vida e alimentação.

Dieta

Publicidade

O tipo O foi primeiro a surgir na evolução humana. Desde os primórdios, logo, possuem grande facilidade para a digestão de carnes e gorduras. Não sendo muito adepto ao consumo de frutas e sucos.

O tipo A, conhecido como o que surgiu na fase de desenvolvimento agrícola, não possuem tanta facilidade para a digestão de carnes e tem como indicação o consumo de frutas legumes e verduras, ou seja, é indicada uma alimentação mais voltada ao vegetarianismo.

Publicidade

O tipo sanguíneo B, é um privilegiado, possui grande facilidade de digerir gorduras, laticínios, peixes, frutas e cereais.

O tipo sanguíneo AB, é uma mistura de miscigenações e considerado o tipo sanguíneo mais recente. Bem mais raro, com apenas 5% da população com este tipo sanguíneo em todo o mundo, possui uma certa dificuldade em digerir alimentos com excesso de gorduras saturadas e carnes em geral. Adapta-se bem ao consumo de frutas e verduras e também leite e derivados sempre desnatados.

Publicidade

De acordo com a nutricionista Estela Reginatto, vários estudos que seguiram as indicações de alimentação para cada tipo sanguíneo, foi observado uma melhora significativa na saúde em todos os parâmetros e como consequência perda de peso. A nutricionista preparou quatro listas com os alimentos indicados para cada grupo. Para ter acesso, basta baixar a lista, que é gratuita:

Exercícios físicos para cada tipagem

Tipo O: Conhecido como caçador, carnívoro e guerreiro

Possui uma relação de alarme padronizada que permite explosões de intensa energia física. Pessoas do tipo O devem praticar exercícios intensos como natação, musculação, corrida, artes marciais, ciclismo, dança entre outros.

Tipo A: Agricultor, vegetariano e planejador

Atividade física recomendada para esse tipo é a leve e relaxante, como yoga, tai chi, caminhada e aeróbica de baixo impacto.

Tipo B: Nomeado como nômade, criativo e flexível

Pessoas do tipo B devem praticar atividade moderada, preferencialmente artística, como dança, circo, tênis e corrida de baixa intensidade. A diversão na prática dos exercícios é algo que as pessoas do tipo B buscam na hora de se exercitar.

Tipo AB: Classificado em enigma, carismático e diplomático

Atividade física recomendada: Golfe, caminhada rápida, dança, alongamento, yoga, tai chi. Se adaptam as atividades físicas diversas e gostam de mesclar os exercícios. 

A personalidade 

Personalidade, Tipo O: Toda pessoa de sangue tipo O possui uma memória genética de força, resistência, autoconfiança, ousadia, intuição e um otimismo inato. Se você é um tipo O, deve ser capaz de dar valor a sua herança porque aquilo que o torna saudável, o inspira e lhe dá energia é semelhante ao que influenciou os seus ancestrais. Você é forte, resistente, alimentado por uma dieta rica de proteínas. Você reage melhor aos exercícios físicos pesados- na verdade, você fica deprimido, desanimado e com excesso de peso quando é privado deles.

Talvez você também tenha herdado o impulso para ter sucesso e as qualidades de liderança próprias do tipo O- força, certeza e poder- combinados a uma boa saúde e otimismo.

Personalidade, Tipo A: As pessoas de sangue tipo A originalmente acostumaram-se a lidar com populações densamente concentradas, e com o estresse de um estilo de vida urbano sedentário mas intenso. Certos traços psicológicos desenvolveram-se em pessoas que precisam tolerar as demandas de um ambiente superpovoado. Provavelmente a mais importante qualidade que uma pessoa deve ter nesse ambiente é capacidade de cooperação. O primitivo tipo A tinha de ser honesto, disciplinado e cumpridor da lei, e de possuir autocontrole. Os primeiro indivíduos do tipo A tinham de ser inteligentes, sensíveis, apaixonados e muitos espertos para enfrentar uma vida mais complexa.

Personalidade, Tipo B: Os primeiros tipos B, ao enfrentarem novas terras, climas desconhecidos e a miscigenação racial, tiverem de ser flexíveis e criativos para poder sobreviver. As pessoas de tipo B exigiam uma conformidade menos ordenada e harmoniosa que as do tipo A. Biologicamente, os organismo do tipo B são mais flexíveis que os do tipo O, A ou AB. O individuo do tipo B vive em harmonia, trabalhando, exercitando-se e comendo de um modo mais equilibrado, é a essência de um sobrevivente.

Eles tem elementos da atividade mental mais sensivelmente agitada dos de tipo A. Talvez os de tipo B se relacionem mais facilmente com diferentes tipos de personalidade porque eles são por sua natureza genética mais harmoniosos, e assim, sentem menos inclinação para o desafio e o confronto. Eles podem ver outros pontos de vista, são empáticos.

Personalidade, Tipo AB: As pessoas do tipo AB não costumam se preocupar com detalhes. É uma fusão aguçada e sensível do tipo A com o mais equilibrado e centrado do tipo O. O resultado é uma natureza espiritual e um tanto excêntrica que aceita todos os aspectos da vida sem estar particularmente consciente das consequências. São pessoas que cumprimentam de braços abertos, não guardam rancor quando você as decepciona e sempre dizem as palavras mais diplomáticas em cada situação. O tipo AB, é considerado um dos mais cativantes e interessantes tipos sanguíneos. Mas seu carisma às vezes pode provocar sofrimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.