À frente do Rio de Janeiro, Vitória é eleita a 7ª cidade mais inteligente do Brasil
O ranking levou em consideração 75 indicadores em 11 eixos temáticos. A capital do Espírito Santo caiu duas posições em relação a 2021...
Folha Vitória|Do R7
Capital do Espírito Santo, Vitória conquistou a 7ª colocação no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, à frente de municípios como Niterói, no Rio de Janeiro, Salvador e a capital fluminense.
A lista foi desenvolvida pela Urban Systems, em parceria com a Necta. O ranking levou em consideração 75 indicadores em 11 eixos temáticos, que foram:
Urbanismo
Economia
Educação
Empreendedorismo
Energia
Governança
Mobilidade
Segurança
Meio Ambiente
Tecnologia
Inovação
Saúde
Confira ranking completo:
A edição 2022 do chamado "Ranking Connected Smart Cities", mapeou todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes do país, e teve como primeira colocada a cidade de Curitiba (PR), subindo duas colocações em relação à edição de 2021, que trazia São Paulo (SP) como primeira colocada. Em 2022, a segunda colocação ficou com Florianópolis (SC) e a terceira, com a capital paulista.
Na classificação geral, o 4º lugar ficou com São Caetano do Sul (SP), seguido por Campinas (SP) em 5° e Brasília (DF) em 6º.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entenda o ranking
O resultado do ranking é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.
Considerando os vencedores por eixo temático:
Empreendedorismo: Curitiba;
Urbanismo: Santos (SP);
Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP);
Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC);
Economia: São Paulo (SP);
Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE);
Saúde: Belo Horizonte (MG);
Educação: São Caetano do Sul (SP);
Segurança: São Caetano do Sul (SP);
Governança: Balneário Camboriú (SC).
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo que seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.
Por região
Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.
Curitiba
Além da primeira colocação geral, a capital paranaense ficou com a primeira posição entre as cidades da região Sul do Brasil e entre as que têm população superior a 500 mil habitantes.
Outro destaque de Curitiba, nesse ano, é a primeira colocação entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes, mapeados pelo Ranking no recorte do eixo de Empreendedorismo.
A cidade também subiu da quinta para a segunda colocação no eixo de Tecnologia e Inovação. O primeiro lugar nessa categoria foi da cidade de Fortaleza (CE). No eixo de Urbanismo, Curitiba ficou com a terceira colocação, atrás das cidades de Santos (SP) e Jaguariúna (SP).