Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A importância da catalogação para o mercado aquecido

É evidente que a catalogação de materiais e serviços pode ter um enorme efeito em todos os aspectos de uma empresa e por isso ela pode trazer benefícios quando é executada da maneira certa.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Segundos dados levantados através do Ministério da Economia cerca de US$ 44,246 bilhões forma levantados através do comércio brasileiro de importação e exportação, em setembro de 2021.

A competitividade natural do mercado, que vem crescendo cada vez mais, leva as empresas a procurarem novos conceitos e tecnologias, para criar e implementar soluções que façam com que o trabalho seja cada vez mais eficiente e positivo. A catalogação de materiais e serviços é um deles. E as falhas no processo de catalogação podem impactar até mesmo um certo prejuízo financeiro. Por isso, para que uma empresa se beneficie desse processo, é fundamental saber como colocar em prática.

O catálogo de materiais e serviços

Esse conceito visa tornar a organização de materiais e serviços mais eficientes. Durante a cadeia produtiva, existem infinitas interações entre os materiais e os profissionais que lidam com ele, além de com o próprio cliente, que dá o parecer acerca do andamento do processo. 

Publicidade

A cadeia de suprimentos precisa ser controlada de alguma forma, através da catalogação de materiais e serviços, já que estes compreendem as interações entre todos os membros da equipe e os materiais que serão envolvidos no processo produtivo. 

Sendo assim, as informações constatadas nessa catalogação são vitais. Características como as descrições dos materiais e suas dimensões são fundamentais para o ciclo de vida de uma peça dentro da empresa e para o trabalho de outros funcionários. 

Publicidade

Por exemplo: durante o processo produtivo, um funcionário precisa de um material específico, com o peso e medidas bem específicas. Como o produto já foi feito diversas vezes, é sabida a quantidade de material necessária para a produção. Porém, se houver um processo de catalogação equivocado, que pode acontecer por inúmeros motivos, no momento em que o funcionário precisar deste produto, pode ser que haja uma falta. Como consequência, toda a produção está comprometida. 

Outro problema da catalogação feita de maneira não ideal é no momento da própria compra. Sem uma padronização no momento de catalogar os materiais, organizando-os por atributos que são vitais a produção específica, não existe uma “fiscalização” na entrada dos mesmos, o que resulta em uma cadeia de suprimentos que já pode estar comprometida com materiais de baixa qualidade. 

Publicidade

O controle do ciclo de vida de um material

Esse momento de compra é apenas o primeiro em que a catalogação se dá como vital para os materiais de uma empresa. Cada processo demanda materiais com características diferentes, de acordo com a sua necessidade, e é o processo de catalogação que garante que cada material está alocado de acordo com o objetivo de cada setor. 

É possível que ocorra a seguinte situação: dois setores da empresa precisam de um mesmo material, porém, com características um pouco diferentes. É a catalogação que irá garantir que cada setor tenha o seu material na quantidade adequada. Caso isso não ocorra, um pode usar o material do outro, fazendo com que surja um gargalo de produção em algum momento, por conta da falta do material. 

O mesmo se aplica a serviços. Cada material está associado a um, ou uma série, de serviços. A catalogação irá garantir que um serviço ou material jamais irá estar sem o seu complemento. 

Porém, ao analisar e extrapolar este exemplo e contexto para toda uma empresa fica evidente que esse processo é um grande desafio. São inúmeras interações e uma diversidade de materiais muito grande com o qual uma empresa precisa interagir. Então, surge a necessidade não somente da catalogação, mas da descrição, codificação e classificação de todos eles. 

Esse processo significa classificar cada material de maneira lógica, através de um processo que facilite a sua leitura. É preciso que os setores de compras, manutenção, produção e gerência tenham pleno conhecimento da natureza de cada material, e é bem positivo trazer essas informações para o cliente final. 

É evidente que esse processo não é simples. O trabalho e o recurso gasto, tanto financeiro quanto de pessoal, é bem grande. Mas, que têm retornos muito positivos na economia durante as aquisições e na otimização dos processos produtivos. Para se ter uma ideia, cerca de 70% a 85% do orçamento do comércio e entre 50% a 65% na indústria, tem envolvimento com os materiais, segundo o IETEC.

Em certos casos, a padronização é também uma forma de otimizar o uso de materiais. Catalogar desta forma pode significar uma diminuição na variação de materiais usados na produção, uma redução no estoque, além de garantir mais espaço nos almoxarifados. 

A catalogação de materiais e serviços tem efeitos muito claros na produtividade da empresa e no controle de seus custos. É diminuída uma série de custos, como os do armazenamento físico dos materiais, além da sua locomoção e distribuição. Por fim, existe a redução de recursos por conta de obsolescência e a eliminação de redundâncias. 

É por isso que a catalogação de materiais e serviços é tão importante para as empresas, e um fator que passa a ter cada vez mais peso para as decisões estratégicas. Se a padronização da catalogação se focar na compra de materiais com preço mais barato, é possível também economizar no processo de compras. 

Por isso, é fundamental também que a liderança e os tomadores de decisão estejam intimamente ligados ao processo de catalogação. É isso que ajudará a garantir que os materiais irão ser adequados para o objetivo da empresa e para a satisfação dos clientes. 

A catalogação é um conceito extremamente importante que tem se tornado cada vez mais vital para os processos de produção de diversas empresas. Por isso, para os negócios que queiram saber mais sobre a evolução dos conceitos de catalogação de materiais e serviços, e garantir ainda mais qualidade para a produção na sua empresa, incluindo informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul, pode-se saber mais através do site klassmatt.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.