Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adaptado ao "novo normal", Janelas CasaCor ES começa nesta quinta-feira no Shopping Vitória

O Janelas CasaCor, realizado até o dia 6 de dezembro, reúne sete amplos containers em módulos com paredes de vidro e uma loja no Shopping Vitória

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Começou, nesta quinta-feira (5), o Janelas CasaCor 2020. Neste ano, ao invés do tradicional formato, que acontece há 24 edições no Espírito Santo, a CasaCor seguirá as normas nacionais e internacionais surgidas com a ameaça da covid-19. 

A mostra acontece em formatos físico, no estacionamento frontal do Shopping Vitória, e também digital. Além da contemplação externa dos ambientes, os visitantes também terão a possibilidade de fazer um tour interno virtual. Cada ambiente terá seu QR Code, o que proporcionará uma visitação completa e detalhada pelos espaços.

Atenta aos desdobramentos da covid-19 na sociedade capixaba, a CasaCor Espírito Santo materializou um projeto que vai "além das quatro paredes", democratizando e expandindo o público que vivencia a marcante experiência da nova proposta por meio de uma ação #fisital (física e digital).

“A mostra tradicional, realizada por 24 anos, cedeu espaço em 2020 a um novo e inspirador projeto e inaugura o Janelas CasaCor. Neste momento desafiador, em conjunto com a CasaCor Brasil, faremos um evento onde a interação dos visitantes seguirá as normas nacionais e internacionais surgidas com a ameaça da covid-19. Este projeto provoca uma reflexão única sobre a casa e o trabalho pós-pandemia, sob a ótica da arquitetura, do urbanismo e do design de interiores”, afirma Rita Rocio Tristão, detentora da marca CasaCor no Estado.

Publicidade

O Janelas CasaCor, realizado até o dia 6 de dezembro, reúne sete amplos containers em módulos com paredes de vidro e uma loja no Shopping Vitória, ambientados por profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo do Espírito Santo. São eles: Cyane Zoboli, Letícia Finamore, Levy Neto, Márcia Abreu e Ana Mannato, Sérgio Palmeira Studio, Renata Tristão, Vitor Cipriano, Karla Giaretta e Julia Velloso.

A eles coube a missão arrojada e desafiadora de transformar seu potencial criativo em soluções para as necessidades da sociedade em relação à moradia, trabalho, lazer ou atividades coletivas em geral. São ambientes do Janelas: Suíte Master (Cyane Zoboli); Coração da Casa (Letícia Finamore); Sala de Banho DECA (Levy Neto); Studio Casa (Márcia Abreu e Ana Mannato); Towne House (Sérgio Palmeira Studio); A Live Box (Renata Tristão) e Refúgio nas Montanhas - Espelho D’água (Vitor Cipriano). Também participam com o Espaço Múltiplo, uma loja conceito de design, no Shopping Vitória (Karla Giaretta e Julia Velloso).

Publicidade

Segundo Rita Rocio Tristão, o Janelas apresenta o talento dos profissionais capixabas em formato único. “Ao nos basearmos na mostra principal para a elaboração deste primeiro projeto 'pós-pandemia', nossa intenção foi ir além da presença já tradicional no calendário capixaba. Valorizamos os lares, os ambientes de trabalho ou de convívio coletivo, de maneira sustentável e próxima. A proposta da CASACOR em formato físico/digital é refletirmos sobre nosso tempo e tomarmos contato com o futuro. Vamos dividir nossas expectativas e debater ideias para um novo amanhã”, reforça ela.

Em 2021, a mostra tradicional de CasaCor, adiada este ano, retornará em seu formato consagrado, devidamente ajustada aos novos padrões e normas nacionais e internacionais.

Publicidade

Uma mostra “#FISITAL”

A expressão, misto de "Físico" e "Digital", vem se consagrando para definir atividades que ocorrem nos dois mundos onde vive hoje a imensa maioria dos cidadãos do mundo.

"Janelas CasaCor", nome oficial do projeto, traz amplos "containers-vitrines", com 12.192 m de comprimento por 2.438 m de largura e 2.591 m de altura, instalados em áreas abertas, que funcionam como "janelas cognitivas", físico-digitais, para mostrar as novas realidades da casa, trabalho e ambientes coletivos públicos, de consumo ou de lazer.

Os ambientes foram projetados para serem contemplados de fora, em local arejado e livre, o estacionamento frontal do Shopping Vitória. Em respeito às normas de segurança, a visitação interna será em forma virtual (a parte "digital" do #fisital), guiadas pelo autor do projeto. Em cada container/janela haverá QR Codes que permitirão o acesso de computadores, celulares ou tablets aos diversos conteúdos digitais relacionados a ele ou à mostra como um todo.

No apoio à parte "física" do #fisital foram instalados mobiliário urbano próximo aos containers e pontos de coleta de doação, entre outras ações.

No site da CasaCor estão reunidas todas as matérias do projeto Janelas, além do anuário Janelas CasaCor, em versão 100% digital, com todos os registros relativos ao evento e às empresas e profissionais participantes.

A presença da tecnologia está bem forte neste singular "projeto de interiores", interiores esses que vem se tornando ainda mais importantes e fundamentais para o bem viver no chamado "novo normal". Nas visitas online, os capixabas conhecerão os espaços ambientados em surpreendentes experiências digitais em 3D e na interação com os profissionais que irão comentar seu ambiente e os produtos ali presentes em todos os seus detalhes.

O "Janelas" apresenta-se em diversas mídias e facetas: a Arena CASACOR, com episódios de conteúdos relevantes sobre o universo do bem viver; o Pinterest com seleção de projetos inspiradores, destaques sazonais, vídeos nativos; Spotify com playlist dos ambientes e podcasts de entrevistas exclusivas; Streaming de lives semanais com convidados do elenco CASACOR mundial, que vão promover doações a obras sociais.

“Abriremos um novo leque de experiências e de oportunidades de negócios que prosseguirão em 2021, consolidando a CASACOR como a mais importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas”, reforça Rita Rocio Tristão.

Política de sustentabilidade

Os princípios da Gestão Ambiental norteiam as atividades de montagem, desmontagem e exposição nos eventos CasaCor. A mostra oferece a melhor experiência aos que buscam inspiração em arquitetura, paisagismo, urbanismo e design de interiores, com baixo impacto socioambiental. Sua política de sustentabilidade inclui: reunir e disseminar ideias, produtos e projetos que aliam conforto, bem-estar e eco eficiência e promover equilíbrio entre as necessidades da sociedade, profissionais, patrocinadores, fornecedores e visitantes.

Iniciativa #casacor solidária

Diversas obras sociais serão beneficiadas por esta ação de CASACOR que teve início durante a pandemia e prosseguirá no ano de 2021.

Ambientes Inspiradores

São ambientes do Janelas: Suíte Master (Cyane Zoboli); Coração da Casa (Letícia Finamore); Sala de Banho DECA (Levy Neto); Studio Casa (Márcia Abreu e Ana Mannato); Towne House (Sérgio Palmeira Studio); A Live Box (Renata Tristão) e Refúgio das Montanhas – Espelho D’agua (Vitor Cipriano). Também participam com o Espaço Múltiplo, uma loja conceito de design, no Shopping Vitória, Karla Giaretta e Julia Velloso.

Coração da Casa

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A arquiteta Leticia Finamore segue parceira da marca CASACOR e neste ano participa do Janelas CASACOR, formato diferenciado lançado neste ano para atender aos tempos de pandemia e distanciamento social.

No Janelas CASACOR, a veterana assina o “Coração da Casa”, um ambiente que busca traduzir o novo conceito e as novas necessidade do uso da casa, surgidos nesse “novo normal”. No espaço, ela usa materiais sempre presentes em seus trabalhos: a madeira, a pedra natural para a bancada com textura diferenciada, o espelho que amplia e personaliza o espaço, o verde e a obra de arte que humanizam o ambiente. A proposta é destacar a casa como o abrigo que se tornou, seja para a família ou para o próprio indivíduo.

Contatos: (27) 99985.9270, leticia@leticiafinamore.com.br

Suíte Master

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os novos tempos de isolamento e distanciamento social ainda rendem muitas dúvidas e questionamentos, mas um fato é certo. Depois deles, todos passaram a ver suas casas com um novo olhar. O isolamento social fez muita gente, que antes vivia na correria do dia a dia, sem realmente curtir a sua casa, passar a valorizar mais o conforto e o bem-estar dentro do lar.

Com essa concepção, a arquiteta e designer de interiores Cyane Zoboli criou para o Janelas CASACOR um ambiente prático, mas que nada perde em elegância e aconchego: a Suíte Master. Com poucos móveis, mas todo o essencial que um espaço desses precisa, o projeto encanta e convida para momentos de relaxamento e contemplação. Uma obra de artista plástico capixaba complementa e proporciona sofisticação e estética ao ambiente.

Contatos: (27) 99976.5279/ 99976.5499, contato@czarquitetura.com.br

Sala de Banho DECA

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O arquiteto Levy Netto assina um ambiente concebido para ser lugar de refúgio, relaxamento, ideal para usufruir um momento de total desconexão e liberdade: a Sala de Banho DECA.

O ambiente é essencialmente minimalista, com predominância de tons claros e leves, e iluminação indireta que proporciona uma atmosfera intimista ao espaço. Entre os elementos, o aspecto essencial do espaço é reforçado pelos materiais, numa busca por superfícies que valorizem a naturalidade das texturas em sintonia com os jardins do ambiente. Com uma criteriosa curadoria, peças de artistas e designers brasileiros, entre nomes consagrados e novos talentos, reforçam a busca pela valorização do design nacional.

Contatos: (27) 99830.1030, contato@levynetto.com

Refúgio nas Montanhas – Espelho D’água

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nunca se buscou tanto por casas de campo como nestes tempos de isolamento social. A procura é, principalmente, por fugir do meio urbano e apreciar a qualidade de vida que a natureza proporciona.

O Refúgio nas Montanhas – Espelho D´água, projetado pelo arquiteto Vitor Cipriano para o Janelas CASACOR, remete à essa nova realidade. Aconchegante e perfeito para relaxar, o espaço é todo revestido em marcenaria e traz a natureza para dentro do ambiente a partir de um pórtico amadeirado, que envolve todo o ambiente. Torna-se, assim, uma verdadeira janela de contemplação das montanhas e uma vitrine para quem estiver passando pela mostra.

Contatos: (27) 3025.2112 / 98146.3688 / 99694.8558, contato@vitorcipriano.com.br

Studio Casa

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O olhar mais clínico que as pessoas passaram a ter dentro das suas próprias casas, desde que começou o isolamento social, foi o ponto de partida para as arquitetas e designers de interiores Márcia Abreu e Ana Carolina Mannato desenvolverem seu ambiente para o Janelas CASACOR.

O Studio Casa é um projeto que retoma à época da arquitetura de interiores neoclássica. Traz um ambiente mais lúdico, monocromático e com utilização de cores mais pontuais. As salas de jantar e de estar se conectam e tornam-se o ponto de encontro, com um ar de aconchego, tranquilidade e conforto. A ordem agora é priorizar e valorizar ainda mais os lares, as famílias, a convivência.

Contatos: (27) 99780.7179, studiomarciabreu@gmail.com

A Live Box

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A interação "ao vivo e a distância " tornou-se fundamental com a pandemia e possível com a tecnologia. O contato por meios digitais amplia a necessidade de espaços agradáveis, confortáveis, funcionais e inspiradores. Batizado de “A Live Box”, o ambiente da arquiteta e urbanista Renata Tristão é um pequeno estúdio com ares de residência, um espaço vivo para os “ao vivo” tão frequentes no "novo normal". Tudo ali é planejado para que seja possível trabalhar de forma tranquila e equilibrada, e ainda usufruir de momentos de lazer e descontração. Harmonizado em três espaços, a Sala de Banho é também local para relax. O "Live Spot" abriga uma poltrona com design e confortável, TV de alta qualidade e uma mesa para as reuniões e trabalhos do cotidiano, e o "Apoio Gourmet" com materiais exóticos e disposição funcional, traz ainda mais qualidade de vida ao dia a dia do usuário.

Contatos: (27) 99929.37904, arquiteta@renatatristao.com.br

Towne House

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Uma residência pequena, com o básico para morar, mas com luxo e muito design. Assim é o Towne House, ambiente todo forrado com MDF no tom cinza escuro e médio, desenvolvido pelo Sérgio Palmeira Studio. Da base cinza, o projeto segue para a paleta verde musgo, com uso da cor nas pedras exóticas capixabas. Pendentes e móveis do designer Jader Almeida e uma grande tela em óleo, da artista plástica Patrícia Palmeira, proporcionam a visão do novo morar que se quer mostrar no projeto: ter o básico como nova razão de viver, pós-pandemia, mas sempre com conforto para habitar os novos lares e nos adaptarmos à nova realidade.

Contatos: (27) 98827.4211 /3235.2235, sergiopalmeira@sergiopalmeirastudio.com.br

Espaço Múltiplo

Um único padrão foi escolhido para compor o ambiente Espaço Múltiplo: Pimenta do Reino. A ideia da designer de ambientes Karla Giaretta e a arquiteta Julia Velloso foi criar uma unidade de cor, acompanhado de outro material utilizado, o xisto Matrix.

O ambiente está integrado ao projeto Janelas CASACOR e, por ser uma loja, localizada no Shopping Vitória, o objetivo foi evidenciar os produtos a serem comercializado e, ainda, explorar a aparência dos móveis utilizados como base para sua exposição. Simplicidade e monocromia definem este projeto.

Contatos: (27) 99907-6619 / 99933-3611, nucleodeprojetos.arq@gmail.com

Serviço

Janelas CASACOR Espírito Santo

Período: De 5 de novembro a 6 de dezembro

Local: Estacionamento frontal do Shopping Vitória - Av. Américo Buaiz, 200 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-902

Site: https://casacor.abril.com.br/

Facebook: /casacorESoficial

Instagram: @casacorespiritosanto

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.