Folha Vitória Aedes aegypti: feriado é oportunidade de eliminar os criadouros do mosquito

Aedes aegypti: feriado é oportunidade de eliminar os criadouros do mosquito

As limpezas devem ser realizadas semanalmente para interromper o ciclo de reprodução do vetor e obter melhores resultados

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Nesta quinta-feira (03), é celebrado o feriado de Corpus Christi. Além de proporcionar o descanso para uma parcela da população, também é uma oportunidade de eliminar os possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças como dengue, zika e chikungunya.

Ações simples dentro da própria residência são fundamentais para evitar a proliferação do inseto, como manter as calhas sempre limpas, vedar bem as caixas d’água, virar as garrafas de cabeça para baixo, manter lonas bem esticadas para evitar acúmulo de água, encher os pratos de plantas com areia até a borda e descartar lixos em locais adequados.

Além disso, as limpezas devem ser realizadas semanalmente para interromper o ciclo de reprodução do vetor e obter melhores resultados. É o que explica o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior. Ele esclarece que as limpezas devem ser efetuadas semanalmente para obter melhores resultados.

“É importante fazer minimamente a limpeza semanal, pois temos que considerar o ciclo biológico do mosquito que ocorre entre três e oito dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação. Além disso, os cuidados devem permanecer durante todas as estações do ano”, disse.

Últimas