Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alagamentos: secretaria da Saúde alerta para riscos de contaminação

A Secretaria de Saúde faz o alerta para os cuidados que devem ser tomados por moradores que tiveram contato com as águas de alagamentos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com as fortes chuvas que vêm ocorrendo no Estado do Espírito Santo neste mês de março, a Serra tem registrado grandes acumulados. Na madrugada da última quinta-feira (11), o município registrou 181 milímetros de chuva, volume maior do que o esperado para o mês na cidade. O temporal causou estragos e provocou alagamentos em alguns bairros.

Desta forma, a Secretaria de Saúde (Sesa) faz o alerta para os cuidados que devem ser tomados por moradores que tiveram contato com alagamentos. O risco é o contágio de doenças infectocontagiosas, como a leptospirose, transmitida pela presença de vírus e bactérias nocivas à saúde humana em águas de enchentes e transbordamentos de esgotos e rios.

A leptospirose é uma infecção aguda que pode ocorrer após o contato com a urina de ratos. A bactéria pode penetrar no organismo através da pele, causando sintomas de febre, dores de cabeça e nos músculos e náuseas. A forma mais grave da doença pode levar o paciente à óbito.

Os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte ao contato com as águas de chuva empoçadas ou até depois de um mês.

Publicidade

A recomendação da Superintendente de Vigilância em Saúde, Flavia Cristianne Schulz Riegert, é evitar ao máximo o contato com essas águas.

“Mas, caso seja inevitável, a dica é seguir à risca os procedimentos de higiene pessoal e limpeza da residência acometida pela enchente. Nos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico em uma Unidade de Saúde”, explicou.

Publicidade

Como evitar a contaminação da água da chuva

- Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água ou na lama das enchentes;

Publicidade

- Proteja pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos;

- Se a casa foi atingida pela enchente, providencie limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos;

- Jogue fora os medicamentos e os alimentos que entraram em contato com as águas da enchente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.