Folha Vitória Alerta laranja: previsão de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em todo o ES

Alerta laranja: previsão de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em todo o ES

O alerta, classificado como laranja, é válido até às 10h20 de sexta-feira (18)

Foto: Pedro Permuy
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (16), um novo alerta, que indica risco potencial para chuvas intensas para todos os 78 municípios do Espírito Santo. 

O alerta, classificado como laranja, é válido até às 10h20 de sexta-feira (18). Nesse período, há possibilidade de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Também há riscos de ventos intensos, com velocidades variando entre 60 e 1000 km/h.

Ainda de acordo com o Inmet, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado.

Mais de 240 fora de casa após chuvas

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o início da semana já deixou, pelo menos, dois mortos, um ferido e 243 pessoas desalojadas ou desabrigadas em diversas cidades. O município mais atingido foi Alegre, onde, em 24 horas, choveu 114 milímetros.

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil Estadual, somente em Alegre são calculados 162 pessoas desalojadas. Além da cidade, Cariacica tem 10 fora de casa, Colatina tem 8, 2 em Guaçuí, 6 em Nova Venécia e 14 em São Mateus.

Em Linhares, 39 moradores foram encaminhadas para o Ginásio do bairro Conceição. Elas precisaram deixar suas casas em decorrência da cheia do Rio Doce, que continua acima da cota de inundação.

Além de Alegre, houve alto acumulado de chuva em Guaçuí, com 77,65 mm. Na Grande Vitória, a cidade onde mais choveu foi Cariacica, com 37,56 mm.

Leia também: VÍDEO | Cenário de destruição: após fortes chuvas, lama toma conta das ruas de Alegre

Últimas