Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerta: superbactérias podem ser contraídas por alimentação

Carnes de origem animal pode conter mais bactérias, pois o uso de antibióticos na sua produção é maior

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Provavelmente você já ouviu falar em superbactérias, que são super resistentes aos antibióticos e difíceis de serem tratadas. Por isso, elas vêm preocupando médicos e agências de saúde no mundo todo, pois sua contaminação pode ser letal. O que muita gente não sabe, é essas superbactérias podem ser contraídas por meio da alimentação. 

Elas podem estar presentes em verduras, mas principalmente nas carnes. De acordo com o infectologista Marcos Vinicius, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, cerca de 70% dos antibióticos são destinados à agricultura e à pecuária, fazendo com que as bactérias se tornem mais resistentes e selecionadas. 

As contaminações mais comuns ocorrem em produtos de origem animal e seus derivados, pois o uso de antibióticos na sua produção é maior. Segundo o infectologista João Prats, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, esses antibióticos são parecidos com os usados por seres humanos, tornando a infecção mais difícil de combater. 

Sintomas 

Publicidade

A infecção por bactérias resistentes não apresenta sinais diferentes de uma infecção por bactéria comum, o diferencial se dá pela falta de resposta aos antibióticos e, desta forma, é solicitado um exame de cultura sanguínea, identificando a bactéria resistente e modificando o tratamento. 

Gravidade 

Publicidade

As infecções por superbactérias levam a infecções graves, como sepse (infecção generalizada), podendo gerar infecções urinárias, infecção sanguínea, pneumonia ou diarreia, tudo depende do órgão em que a bactéria se instala. 

Prats afirma que o uso indiscriminado de antibióticos pode agravar a infecção por bactérias resistentes. "Antibióticos comuns não são capazes de eliminar bactérias resistentes e, consumir esses medicamentos mata as bactérias da flora intestinal que ajudam a combater essas infecções, podendo torná-las mais graves", explica

Publicidade

Prats afirma que as bactérias e as superbactérias podem sobreviver ao congelamento, mas é mais difícil. O infectologista explica que em vegetais congelados essa contaminação é mais rara, porém em carnes congeladas pode haver resquícios daqueles antibióticos que mantêm as bactérias mais resistentes

Cuidados 

Os alimentos devem ser manipulados de maneira adequada, sendo bem lavados e, no caso de verduras, legumes e frutas, deixando de molho na água com hipocloreto. O ideal, segundos os especialistas, é colocar 10 gotas da substância para 1 litro de água. 

Fonte: Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.