Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ales aprova projeto que dispensa autorização para compra de vacina contra covid-19

Matéria é de autoria do presidente da Casa, Erick Musso, e define que apenas vacinas aprovadas por agências renomadas de outros países podem ser usadas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os deputados aprovaram nesta segunda (14) o projeto de lei do presidente da casa, deputado Erick Musso (Republicanos) que autoriza o Estado a adquirir, em caráter excepcional, quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área de saúde sujeitos à fiscalização da vigilância sanitária sem registro na Anvisa, considerados essenciais para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus.

Com o projeto, está autorizada a aquisição e fornecimento de insumos e medicamentos contra a covid-19 que já possuam registro em renomadas agências de regulação no exterior, independente de registro na Anvisa, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos; a European Medicines Agency (EMA), da União Europeia; a Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão; e a National Medical Products Administration (NMPA), da China. A aquisição pode acontecer desde que registrados por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira e autorizados à distribuição comercial em seus respectivos países.

“Em vista da demanda mundial pela aquisição de vacinas para imunização da população, os estados poderão necessitar da aquisição de vacinas que ainda não foram autorizadas pela Anvisa. Nessas hipóteses e para que não haja uma crise de abastecimento no mercado nacional, a presente inserção na Lei Complementar 946/20 garante a aquisição de vacinas, comprovadamente imunizantes, que já obtiveram a respectiva autorização para comercialização pelas agências relacionadas na lei, de competência mundialmente reconhecida”, disse Musso.

O projeto altera a Lei Complementar Estadual nº 946, de março de 2020, para dispor sobre a adoção de meios para aquisição de vacinas para o programa estadual de combate à Covid-19. “Não podemos ficar a mercê de brigas políticas enquanto centenas de milhares de capixabas e brasileiros estão morrendo nos hospitais. Precisamos colocar as vacinas disponíveis e o cidadão ter o direito de escolha”, afirmou o presidente do Legislativo Estadual.

Publicidade

Com a aprovação da matéria em plenário, o governo estadual, havendo comprovada necessidade e mediante certificação das autoridades sanitárias estrangeiras, terá amparo legal para a aquisição de vacinas para atender à demanda da população capixaba imediatamente, sem necessidade de aguardar eventual atraso burocrático da Agência em validar a vacina.

Erick Musso disse que a política está sendo colocada acima do interesse público e das vidas dos brasileiros e dos capixabas. "Nós daremos ao governo do Estado a capacidade e a liberdade de cuidar dos irmãos capixabas. Essa briga de paternidade não nos cabe. O que nos interessa é tentar a todos custo disponibilizar vacinas nas unidades de saúde. O que não pode é uma briga política deixar o povo morrendo. A população tem que estar acima disso. Quantas centenas de vidas foram perdidas pela covid-19?”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.