Folha Vitória Aluno da rede pública, capixaba conquista vaga de medicina na USP estudando sozinho

Aluno da rede pública, capixaba conquista vaga de medicina na USP estudando sozinho

Pedro tem 19 anos e durante a pandemia se dedicou ainda mais aos estudos e conseguiu uma vaga para estudar medicina na Universidade de São Paulo

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Um exemplo de dedicação. O estudante da rede pública Pedro Carlos Marques, de 19 anos, conquistou uma vaga de medicina na USP estudando sozinho para o Enem.

Dedicação, superação, conquista. Muitas palavras podem ser usadas para contar a história de Pedro, um adolescente que mudou o próprio destino a partir dos estudos. Foi na solidão da sala mal iluminada, no meio de uma pandemia, que o rapaz se preparou para o Enem. 

Pedro conquistou o 2º lugar no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, o que garantiu uma vaga no curso de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo. Ele conta que a maior dificuldade foi não ter um professor ao lado para tirar as dúvidas.

"Tem uma dificuldade intrínseca que é não saber o direcionamento. Faz muita diferença ter um profissional que está acostumado com esse tipo de preparação para vestibulares".

Pedro mora numa casa simples, no bairro Cobilândia, em Vila Velha, junto com a avó, o tio e a mãe. Apesar do aperto financeiro, a mãe não exigiu que ele também trabalhasse, e resolveu apostar no talento do filho para os estudos. Um incentivo que fez toda a diferença.

"O mais importante até agora foi a minha mãe e o meu núcleo familiar. Eles me deram todo apoio e uma possibilidade de me dedicar muito mais aos estudos do que a renda familiar, por exemplo. O segundo ponto importante foi ter tido a oportunidade de estudar no Ifes com profissionais e amigos excelentes". 

Pedro é o caçula de três filhos. Maria Amélia, mãe do rapaz, está feliz e orgulhosa. Ela disse que a ficha ainda não caiu totalmente, e admite estar apreensiva porque o filho vai morar longe dela.

Pedro vai estudar como bolsista, inicialmente no sistema remoto. Enquanto a mudança definitiva para São Paulo não vem, a mãe aproveita o chamego do caçula.

"Isso é maravilhoso. Ver que ele está alcançando o que sempre quis! Ele merece o sucesso total. A ficha está caindo aos poucos, mas bem aos poucos mesmo. Sou muito apegada aos meus filhos."

Para alcançar essa vitória, Pedro garante que o apoio é primordial. 

"Quase tão importante quanto o emprenho e o esforço próprio, é o apoio externo. Seja com palavras ou gestos, saber que alguém está te apoiando e rezando por você te dá a confiança para seguir em frente". 

Com informações do repórter Alex Pandini. da TV Vitória/RecordTV

Últimas