Folha Vitória Angelo Pais: “O futuro da liderança é baseado nas experiências de hoje”

Angelo Pais: “O futuro da liderança é baseado nas experiências de hoje”

A Emidio Pais é uma empresa com 62 anos de história, sendo especializada no fino acabamento, revestimentos, metais e louças para banheiro, eletrodomésticos e acessórios gourmet, iluminação e lustres, entre outros

Folha Vitória
Foto: Vitor Machado e Everton Nunes
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Formado em Administração, Angelo Pais está na Emidio Pais desde 2012. Passou pelos setores de logística e compras, até chegar na área comercial, com a qual se identificou e onde atua até hoje. Coordena o setor de marketing e vendas diretamente, auxilia nas compras de produtos para revenda e relacionamento com fornecedores e com os profissionais de arquitetura e decoração.

A Emidio Pais é uma empresa com 62 anos de história, sendo especializada no fino acabamento, revestimentos, metais e louças para banheiro, eletrodomésticos e acessórios gourmet, iluminação e lustres, entre outros. Sua atuação é focada num atendimento de qualidade para atrair e manter clientes e proporcionar as melhores experiências a quem procura a loja.

Qual é o seu conceito de liderança?

A liderança que aprendi, primeiro com meu avô, Emidio Pais, e agora com minha mãe e meu tio, é estar presente. Estando presente conseguimos desenvolver os papéis básicos de todo líder, desde os mais operacionais aos mais estratégicos. Conseguimos acompanhar o desenvolvimento da nossa equipe e influenciar cada um dos colegas a ser melhor e, com isso, fazer a empresa crescer, pois, como todo líder sabe, o principal recurso que as empresas possuem são as pessoas.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Acredito que as mudanças que aconteceram na loja desde 2017 foram grandes motivadores desse reconhecimento. Nossa empresa sempre foi muito tradicional e reconhecida pelos capixabas e, em 2016, vimos a comemoração dos 60 anos da empresa como um bom motivo para inovar. Começamos a rever nossas ambições e conceitos, e foi no ano de 2016 que mudamos nossa marca e a maneira como o público nos via. A partir de então focamos na reforma da loja, apostando em um segundo pavimento para expor nosso carro-chefe, os revestimentos cerâmicos. Continuamos a mudança incluindo produtos em departamentos já existentes e criando outros, como o de iluminação e lustres. Tantas mudanças em tão pouco tempo, aliadas a uma grande contribuição e confiança nas mudanças propostas por parte da equipe e da diretoria, atraem a atenção do mercado.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

No caso da Emidio Pais, uma boa liderança começa na família, no bom exemplo que vemos dentro de casa e que tentamos transmitir a nossa equipe. Logo depois nossos colaboradores e parceiros entram como pilar-chave, nos ajudando no desenvolvimento da empresa e crescendo junto. E, por fim, o foco em proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes e o desejo de melhorar sempre o serviço que prestamos nos mantêm direcionados. Com isso, percebemos que, na verdade, o pilar de uma liderança é um: as pessoas que nos cercam, que fazem parte e ajudam a construir nossa história.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

O maior desafio na liderança é se manter líder, durante todos os dias, todo o tempo do dia. É necessário estar atento aos liderados e às demandas do dia a dia. Estar sempre pronto para tomar decisões que muitas vezes não vão agradar a todos e, na maioria das vezes, não será fácil decidir. É preciso conhecer as pessoas que o cercam e tentar melhorar a vida delas, para depois elas ajudarem no desenvolvimento da empresa e dos objetivos em comum. As maiores conquistas da liderança chegam todos os dias, em forma de aprendizado, agradecimentos, percepção do progresso que está sendo feito, dia após dia. Quando olhamos para trás para analisar como éramos no passado, percebemos o quanto mudou e o quanto as coisas evoluíram. As conquistas devem ser avaliadas nas pequenas coisas.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Conhecendo quem estamos tentando motivar. Cada pessoa tem suas características, suas ambições e sonhos. Nossa empresa também tem ambições e sonhos. Nossa função como líder é entender como conciliar os interesses das pessoas. Não existe fórmula mágica, é necessário estar presente e alinhar o tempo todo as expectativas de cada um, fazendo com que a parceria seja vantajosa para todas as partes. Juntos promovemos para os clientes experiências satisfatórias e buscamos a sua fidelidade.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

Um líder não pode ter medo do erro, todas as pessoas erram em algum momento, falham em alguma coisa, mas isso não deve ser o ponto focal de um líder. Um bom líder deve aprender com esses erros, fixá-los na memória para não os cometer novamente e buscar alternativas e soluções, pois da superação e da adversidade nascem a criatividade e o empreendedorismo.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Toda a crise deve ser vista como oportunidade. É dentro das piores condições que as empresas param, pensam e redirecionam seu caminho, na maioria das vezes mostrando oportunidades que estavam abertas e todos estavam muito ocupados no dia a dia para perceber. É necessário ter tranquilidade para olhar friamente para a situação e perceber as oportunidades que o momento desafiador oferece.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

O futuro da liderança é baseado nas experiências de hoje. É necessário estar atento ao mundo e ao mercado para perceber quando uma mudança está chegando e estar pronto para agir sobre ela e tirar proveito. Mas é estando presente com a equipe e com os parceiros que se consegue enxergar o que se está por vir e agir a tempo e a altura.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Crescimento sempre, não parar, trabalhar duro e pensar bastante. Muitas oportunidades aparecem a todo momento, é necessário saber qual escolher e tirar o melhor proveito.

Últimas