Folha Vitória Anvisa aprova pedido para uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac

Anvisa aprova pedido para uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac

Este segundo pedido trata do envase, pelo próprio Instituto Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. A gerência técnica da agência já havia recomendado a aprovação

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22), por unanimidade, o novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan de 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

Este segundo pedido trata do envase, pelo próprio Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. Ou seja, as duas principais diferenças são o local de envase da vacina e o tipo de embalagem a ser utilizada.

A solicitação também se estende às 46 milhões de doses já acordadas com o Ministério da Saúde, sem necessidade de nova solicitação. Cerca de 6 milhões de doses já foram fornecidos pelo instituto para o início do plano nacional de vacinação, realizado na segunda-feira (18).

Após a gerência técnica da Anvisa recomendar a liberação do uso emergencial dessas doses, a relatora Meiruze Freitas, primeira diretora a votar, se manifestou a favor da aprovação. Em seguida, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Campos seguiram o voto de Mariuze, formando a maioria simples necessária para a liberação.

No último domingo (17), a Anvisa liberou o uso de 6 milhões de doses importadas da CoronaVac. Na ocasião, também aprovou a aplicação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O lote tem previsão de chegada para esta sexta-feira ao Brasil, após negociações para liberação da importação da Índia.

Com informações do R7 e do Estadão Conteúdo

Últimas